Cinco características-chave das equipes de alta performance

Entre essas necessidades detectadas, relacionamento, talvez, seja a mais complexa.

Para construir ambientes de trabalho extraordinários e equipes de alta performance, é preciso atender a três necessidades psicológicas: autonomia, competência e relacionamento. Isso porque, quando se sentem realizadas, as pessoas tendem a se manter mais saudáveis, felizes e produtivas.

Entre essas necessidades, relacionamento, talvez, seja a mais complexa. Além disso, a pandemia de Covid-19 tornou ainda mais difícil às empresas promover a conexão entre os colaboradores. No entanto, equipes de alta performance encontraram maneiras sutis de fazer isso e podem ser exemplos para muitas organizações. 

É o que mostra um estudo realizado pela Ignite80, em parceria com a empresa de software Front, com a participação de 1.106 profissionais atuantes em escritórios nos Estados Unidos. Psicólogo e fundador da Ignite80, Ron Friedman relatou à Harvard Business Review os resultados, que revelam a conexão entre colegas como impulsionadora do desempenho. 

CONFIRA, A SEGUIR, CINCO CARACTERÍSTICAS DAS EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE!

Falar ao telefone – Fazer uma chamada telefônica vem se tornando algo cada vez mais raro nos ambientes corporativos, mas não para equipes de alta performance. De acordo com a pesquisa, esses profissionais se comunicam com mais frequência e não hesitam em usar o telefone. Assim, fortalecem relacionamentos e evitam mal-entendidos com colegas de trabalho.

Ter reuniões estratégicas – Reuniões conduzidas de forma inadequada podem ser desgastantes para os funcionários, além de reduzir os índices de satisfação e gerar custos desnecessários às organizações. Equipes de alta performance adotam práticas para tornar as reuniões mais produtivas. Segundo o estudo, elas utilizam pré-trabalho em reuniões com mais frequência (39%), apresentam uma agenda (26%) e realizam check-in para que todos estejam informados do progresso das tarefas (55%). Essas são algumas práticas que tornam a reunião mais eficiente e colaborativa.

Falar sobre tópicos que não são de trabalho – Para alguns, discutir temas não relacionados ao trabalho, como a última rodada de futebol, um novo livro ou filme de sucesso, pode parecer perda de tempo. No entanto, os resultados da pesquisa sugerem que esse tipo de bate-papo é importante para identificar interesses em comum e estimular conexões autênticas. Os integrantes de times de alta performance são 25% mais propensos a conversas sobre assuntos não relacionados a trabalho. Na análise de Friedman, as conexões genuínas contribuem para um melhor trabalho em equipe.

Reconhecer uns aos outros – O relacionamento nos faz sentir mais valorizados e respeitados pelas pessoas cujas opiniões valorizamos. Por isso, o reconhecimento constante é outra característica dos times de alto desempenho. Esses profissionais reconhecem e elogiam com mais frequência no trabalho, tanto seus colegas (72% a mais) quanto gestores (79% a mais). Também expressam gratidão com mais frequência (44% mais). Ou seja, nessas equipes o reconhecimento não flui de cima para baixo, ele é observado em todas as interações.

Autenticidade – O estudo mostrou ainda que membros de equipes de alta performance expressam emoções a colegas com mais frequência. Eles estão mais dispostos a elogiar, brincar e provocar seus companheiros de time. Em e-mails, utilizam pontos de exclamação, emojis e GIFs. Da mesma forma, também podem expressar mais emoções negativas no trabalho, como xingar, reclamar e ser sarcástico. O fato de não suprimir essas emoções traz benefícios, uma vez que escondê-las gera um gasto de recursos cognitivos. Ou seja, ser autêntico sobre suas emoções ajuda a elevar o desempenho da equipe, mas isso também está relacionado à construção de ambientes de segurança psicológica.

#EquipesDeAltaPerformance #TrabalhoEmEquipe #AltaPerformance #RelacionamentoNoTrabalho #RonFriedman #HarvardBusinessReview #Estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*