Coral Cidade dos Profetas celebra o Mês das Mães com concerto especial em Belo Horizonte

Canções em homenagem à Virgem Maria, a mãe mais celebrada no mundo, é uma das inspirações mais recorrentes da Música Colonial Mineira. (Foto: Pedro Vilela)

O Coral Cidade dos Profetas de Congonhas/MG realiza um concerto especial para abrir as celebrações dos Mês das Mães, apresentando um repertório de Música Colonial Mineira,  criadas em homenagem à mãe de Jesus, como as clássicas “Maria Mater Gratiae”, de Marcos Coelho Neto e “Salve Regina”, de Lobo de Mesquita. Intitulada “Concerto à Virgem Maria”, a apresentação proporciona uma experiência musical pelos sons antigos de Minas  e acontece, no próximo dia 5 de maio, domingo, às 12h, na Igreja São José, no Centro da capital, com entrada gratuita.

Canções em homenagem à Virgem Maria, a mãe mais celebrada no mundo, é uma das inspirações mais recorrentes da Música Colonial Mineira. O Coral Cidade dos Profetas possui uma extensa pesquisa sobre a música antiga de Minas Gerais ainda desconhecida, resgatando partituras que não eram executadas desde o Século 18. O “Concerto à Virgem Maria” apresenta composições raras desse conjunto, como “Missa de Suassuhy”, de autoria desconhecida.

O “Concerto à Virgem Maria” faz parte do “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”. O projeto, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, conta com patrocínio máster da Vale, patrocínio da CSN e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

“Nesta temporada, continuamos compartilhando o repertório do Colonial Inédito com o público de outras cidades, além de nossa sede em Congonhas. E, Belo Horizonte recebe este concerto tão especial, dedicado a homenagear as mães, com canções importantes do período que celebram a Virgem Maria.  Nosso objetivo é chegar sempre a um número maior de pessoas, levando o que temos de mais precioso, que é a música erudita, colonial de Minas. Cada concerto, onde nos apresentarmos levamos um repertório diferente”, explica a coordenadora do Programa Educativo do Coral Cidade dos Profetas, Carmem Célia Gomes. Nos próximos meses, o grupo também se apresenta em Itabirito, Mariana e Ouro Preto.

MÃES DO CORAL CIDADE DOS PROFETAS 

Para as mães que fazem parte do Coral Cidade dos Profetas, o concerto em homenagem ao Mês dedicado a elas é um momento emocionante. A coralista Carolina Barbosa, 42 anos, considera que Maria é um exemplo para todas as mães e sempre será e destaca o sentimento que as composições despertam. “Nas apresentações, principalmente durante os solos, me emociono muito ao ouvir minhas colegas cantando canções dedicadas à mãe de Jesus, relembrando todas as passagens vividas por ela e seu Filho, como essas que estarão no repertório do concerto”. Esse sentimento também é compartilhado pela coralista Márcia Teixeira Mendes, de 64 anos. “A Virgem Maria, com sua pureza e graça, é uma inspiração para todas as mães. Para nós, mães do Coral Cidade dos Profetas, cantarmos em sua homenagem e para todas as mães, principalmente o Magnificat, composição de Manuel Dias de Oliveira, é uma forma de alimentar a nossa fé”

MÚSICA SACRA

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria” —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, há mais de 30 anos de atuação, o pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país. Ao longo da trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos de Minas como Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.  Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece também, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

SERVIÇO:

Coral Cidade dos Profetas apresenta homenagem ao Mês da Mães – “Concerto à Virgem Maria”

Data: 5 de maio – domingo, às 12h

Local: Igreja São José – Rua dos Tupis, 164 – Centro, Belo Horizonte/MG)

Entrada Gratuita.

Informações: @cidadedosprofetas

#CoralCidadeDosProfetasDeCongonhas #CoralCidadeDosProfetas #MúsicaColonialMineira #MúsicaColonial #MúsicaSacra #MúsicaCoral #Coral #HomenagemÀsMães #HomenagemÀVirgemMaria #VirgemMaria #Homenagem #ConcertoDiaDasMães #DiaDasMães #MêsDasMães #Mães #Concerto #Congonhas #BeloHorizonte #MinasGerais #EntradaGratuita #EntradaGrátis #EventoGratuito #Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*