Verão saudável: prática de exercícios físicos diminui inchaço corporal

Acúmulo de líquido que acontece com mais frequência no s braços, pernas e pés aumenta no verão. Gestantes precisam ficar atentas. 

A modalidade Ballet Fitness pode ser uma forte aliada no combate e prevenção ao inchaço físico. (Foto: Fábio Benedicto)

A modalidade Ballet Fitness pode ser uma forte aliada no combate e prevenção ao inchaço físico. (Foto: Fábio Benedicto)

O verão é uma das estações mais comemoradas pelos brasileiros. Época de férias, praia, piscina e muita energia. Porém, as altas temperaturas trazem também alguns incômodos, entre eles o inchaço corporal. O acúmulo de líquido – que acontece geralmente nos braços, pernas e pés – piora com o calor e ocorre em homens e mulheres de diferentes faixas etárias, sendo mais comum na gestação e terceira idade. 

Para aliviar a sensação de peso e também diminuir os edemas é indicada a prática de atividades físicas com frequência. Diversos exercícios proporcionam esse benefício, mas caminhar, correr, pular, saltar e dançar são as melhores atividades e quando praticadas na água potencializam ainda mais o benefício. “Durante os dias mais quentes o inchaço aumenta devido à dilatação dos vasos sanguíneos. Com isso, o sangue circula mais devagar, fazendo com que o corpo retenha mais líquido que nos outros dias”, explica Leonardo Andrade, coordenador Acqua e Kids da Academia Bodytech no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. 

Nas as aulas de Running Class, Circuito Funcional ou dança como Ballet, Ballet Fitness e Zumba é muito utilizada a contração muscular da panturrilha, que funciona como um dispositivo de auxilio no bombeamento do sangue de volta para a parte superior do organismo “Ajuda também a drenar mais as pernas, e com isso diminuir o edema nesta região do corpo”, informa Leonardo. Para quem prefere os exercícios na água são indicados o 20 Minute Hidro Workout (Treinamento intervalado de alta intensidade com recuperação curta o que gera um metabolismo acelerado durante horas após o término da atividade), Acqua (Training (Programa de ginástica aquática, composto por até quatro modalidades: acqua spin, acqua run, halter e hidro jump), Hidro Power (Aula de ginástica aquática realizada em circuito com exercícios de alta intensidade), Hidroginástica e a Natação. 

Gestação 

As gestantes sofrem bastante com os edemas, pois seu corpo possui um maior volume sanguíneo e de líquidos nesse período. Além de pés e pernas, também podem apresentar edema nas mãos, no rosto e no nariz. Como não é confortável para a gestante praticar atividades muito agitadas e intensas, o instrutor da Bodytech indica um programa específico de exercícios, o Mãe Ativa. “Nele realizamos exercícios tanto no solo – como trabalho de fortalecimento muscular e de assoalho pélvico, alongamento – como na água – com trabalho de resistência muscular localizada, cardiorrespiratório e alongamento. Aproveitamos os benefícios da propriedade física da água, que exerce uma forte pressão no organismo nela submerso e assim facilitando o retorno venoso e auxiliando o sistema linfático”, explica. 

Para amenizar o problema do inchaço, a mulher, além dos exercícios, deve reduzir o sal da alimentação, o tempero é um dos fatores de retenção de líquido que piora o edema. As futuras mamães devem ficar atentas se o inchaço for intenso, principalmente se afetar muito as mãos, braços e rosto, se o ganho de peso for grande, quando houver formigamento dos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca. Esses são sinais de problemas renais como diabetes gestacional ou pressão alta que podem aparecer isoladamente ou em conjunto. 

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