Fundação Cargill apoiará 13 instituições em 2019

Do Pará ao Paraná, projetos voltados para a alimentação foram selecionados via edital e beneficiarão 18 mil pessoas.

A Fundação Cargill divulgou em sua página oficial – www.alimentacaoemfoco.org.br, o resultado do Edital 2019: foram selecionadas 13 iniciativas que combatem o combate a perda e desperdício de alimentos e que fortalecem o empreendedorismo na cadeia da alimentação e/ou soluções e pesquisas no setor. As instituições receberão apoio financeiro e de gestão da equipe da Fundação Cargill ao longo de 2019 e beneficiarão diretamente 18 mil pessoas.

“Neste ano, recebemos inscrições de 14 estados. Foram 31% de projetos a mais em comparação com o edital anterior. O sucesso corresponde ao ótimo trabalho que a nossa equipe tem feito busca da promoção da alimentação saudável, segura, sustentável e acessível do campo ao consumidor”, ressalta Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos realizados por organizações da sociedade civil ou pessoas jurídicas com negócios de impacto social que estejam num raio de até 150 quilômetros do entorno das unidades e escritórios da Cargill, a Fundação Cargill utilizou como critério para a seleção o alinhamento e coerência com o propósito da instituição; a consistência, o impacto e a relevância do projeto proposto; assim como sua perenidade e a possibilidade de ser replicado em outros locais.

Confira os projetos e instituições selecionadas:

Narrativa da Imaginação – Uberlândia (MG): O projeto Menu visa o desenvolvimento de um portal para jogos de educação alimentar gratuito, além da criação de um novo jogo com a temática e desenvolvimento dos jogos e conteúdo em inglês e espanhol.

Verde Vida – Chapecó (SC): Com o novo aporte da Fundação Cargill, o programa Bioma Verde Vida ampliará a atual horta urbana e introduzirá a oficina de educação ambiental, além de ampliar a oferta de verduras a ser entregue semanalmente e ampliar o atendimento para mais 20 adolescentes.

Aeroclube de Voo a Vela CTA – Santarém (PA): A terceira fase do Projeto Alto Arapiuns de Segurança Alimentar e Conservação Ambiental abrange o acompanhamento das 17 roças existentes, a construção do centro de capacitação e facilitação agrícola, a ampliação do número de roças e o aprimoramento da qualificação dos agricultores.

Cooperativa da Agricultura Familiar e Solidária do Oeste do Paraná (COAFASO) – Foz do Iguaçu (PR): Com o apoio da Fundação Cargill, a instituição realizará o processo de produção de alevinos e juvenis de peixes juntamente ao ponto de pesca de engorda por meio de 80 tanques-rede berçários.

Associação Escola de Jornalismo – São Paulo (SP): Com o projeto Prato Firmeza, a instituição formará jovens das periferias de São Paulo em jornalismo gastronômico que produzirão um guia impresso com 40 empreendimentos gastronômicos nas periferias de São Paulo, um outro guia metodológico do projeto para replicação e um seminário sobre comida e periferia.

Associação Reciclázaro – São Paulo (SP): Para maximizar o uso dos recursos naturais, a instituição vai implantar um sistema de energia solar e captação de água da chuva no espaço CEFOPEA para produção urbana de alimentos, integrados em hortas convencionais e fazenda de aquaponia. Além disso, implantará um sistema de automação aliado a sistemas de monitoramento de parâmetros essenciais para o cultivo.

Centro de Pesquisa do Pantanal – Colniza (MT): Por meio do projeto Safe Brazil Nut, a instituição desenvolverá ferramentas de qualidade e financeira, análises microbiológica e nutricional da castanha. O objetivo é contribuir para a integração vertical da cadeia produtiva da castanha-do-Brasil por meio do aprimoramento tecnológico do processamento industrial, garantindo produtos à base de castanha com alto valor agregado, além de trabalhar com cooperativas de agro extrativismo da castanha-do-Brasil.

Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras – Barreiras (BA): O Projeto Frutos do Cerrado tem o objetivo de capacitar a comunidade e desenvolver tecnologias para agregar valor aos frutos regionais, visando a promoção do empreendedorismo e a conservação e utilização sustentável do Cerrado.

Instituto Avisa Lá – Itapira (SP): A instituição apoia as Secretarias Municipais de Educação na formação de profissionais, contribuindo para a inserção da alimentação e do movimento, na perspectiva da promoção da saúde, como atividade educativa incorporada ao projeto pedagógico das unidades de Educação Infantil, em cinco municípios do Estado de São Paulo.

Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST) – Itabuna (BA): A organização implantará 20 hectares do sistema agroflorestal (SAF), com culturas de cacau, banana, seringa, goiaba e açaí a fim de organizar a fruticultura no sistema SAF e promover o desenvolvimento sustentável das famílias dos agricultores familiares envolvidas no projeto Construindo o Amanhã.

União dos Escoteiros do Brasil (Regional São Paulo) – Iperó (SP): Com o projeto 1000 Hortas, a instituição realizará intervenções em 39 comunidades das cidades de São Carlos, Itapira, Campinas, Sorocaba, Iperó e Mairinque. Serão oficinas, cursos e atividades socioeducativas, formando 2730 multiplicadores com o objetivo de propor aos jovens uma aventura saudável.

Associação de Pequenos Produtores Rurais do Reassentamento Pedra Bonita – Brasilândia (MS): Com o apoio da Fundação Cargill, a associação implantará 28 áreas de 600 m² cada em Sistema Agroflorestal para 28 famílias ligadas às associações Almanara, Esperança, Pedra Bonita e Santana Santa Emília.

Instituto Asas – Campinas (SP): O projeto Olha a Gente Aqui visa sensibilizar os jovens da região em relação ao combate do desperdício de alimentos em casa e na escola. Para isso, a instituição se apropriará das tecnologias da informação e comunicação (TICs) e da alfabetização midiática e informacional (AMI).

#FundacaoCargil #Cargill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*