Vagas afirmativas: três motivos por que sua empresa deve aderir também

O Brasil é um país que já possui regulação de inclusão, que são incentivos para as ações afirmativas empresariais.

Em 2022, muito se falou sobre a importância de vagas afirmativas, uma estratégia eficaz na ampliação da diversidade numérica das empresas. Diante disso, selecionamos três motivos por que a sua empresa precisa aderir também às ações afirmativas.

1. Ação afirmativa visa garantir a inclusão de pessoas qualificadas, mas que fazem parte de algum grupo social que já tenha sido discriminado anteriormente

O Brasil é um país que já possui leis e cotas de inclusão, que, por si só, são incentivos para as ações afirmativas empresariais. E, quando uma organização do porte do LinkedIn traz o assunto à tona, abre-se uma porta enorme no mercado de trabalho para que empresas, em geral, sigam o mesmo caminho.

2. Ações afirmativas representam medidas para atrair pessoas em recortes sociais desfavorecidos

Estudos mostram que a diversidade entre os colaboradores é benéfica em vários pontos e ajuda no crescimento das organizações. De acordo com a pesquisa Diversity Matters, da consultoria McKinsey, empresas que possuem equipes executivas com diversidade de gênero têm 14% mais chances de superar o desempenho das concorrentes.

“Contar com times diversos leva a atuação das empresas a outro patamar, pois assim o acesso a diferentes pontos de vista, culturas, pensamento e opiniões torna o ambiente de trabalho muito mais criativo e disruptivo”, explica Rafaela Frankenthal, cofundadora da SafeSpace . Ou seja, a cultura de inclusão é uma das chaves para o crescimento, aumento na produtividade e, consequentemente, nos lucros das organizações.

Ainda, segundo estudo realizado pela DDI, organização de análise e pesquisa, e pela consultoria EY – que analisou 2,4 mil empresas de 54 países — instituições com 30% de diversidade no quadro de funcionários tiveram melhores resultados financeiros.

3. A diversidade é uma realidade inata a todo grupo de seres humanos

Os programas de diversidade e inclusão, também, são formas de atrair e reter os profissionais. “Muitas pessoas, hoje, buscam por organizações com essa cultura e, aquelas que já estão inseridas nelas, sentem orgulho e vontade de permanecer onde estão”, diz Deives Rezende Filho, fundador da Condurú e especialista em ética e D&I.

A pesquisa da Diversity Matters mostra isso, uma vez que 63% dos empregados de organizações diversas sentem-se felizes no trabalho, contra 31% dos funcionários daquelas que não oferecem esses programas.

“Atuar por meio de ações afirmativas demonstra que a empresa, além de buscar melhores resultados, faz o que é correto em termos de responsabilidade social e tem como finalidade uma atuação que visa a transformação das instituições no mercado de trabalho”, complementa Rafaela Frankenthal.

Segundo Deives, a construção dessa nova forma de contratação, que mexe na estrutura e na cultura interna das empresas, não é um processo fácil, mas que hoje é de suma importância. “Assim como a sociedade, as organizações precisam entender e se apropriar dos benefícios oferecidos pelas ações de diversidade e inclusão e colocá-las em prática porque esta ação trará mais criatividade, críticas ao processo existente e mais resultado no final do balanço”, diz. Só assim, o mercado de trabalho será equilibrado e justo, com instituições usufruindo do potencial devido para o sucesso de seus negócios, em ambientes sustentáveis.

SERVIÇO:

SafeSpace

Site: https://safe.space/por-que-safespace

#VagasAfirmativas #AcoeAfirmativas #EstrategiaEmpresarial #InclusaoNoTrabalho #DiversidadeNoTrabalho #Inclusao ##Diversidade #Vagas #Emprego #SafeSpace

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*