Uso de cinta modeladora pode causar problemas na coluna vertebral

Fisioterapeuta alerta que a utilização constante do acessório ocasiona o enfraquecimento dos músculos da região lombar.

O uso constante da cinta modeladora pode enfraquecer a musculatura lombar podendo até deixá-la inativa.
O uso constante da cinta modeladora pode enfraquecer a musculatura lombar podendo até deixá-la inativa.

As famosas cintas modeladoras, espartilhos, entre outros, são peças bem conhecidas pelas mulheres por proporcionar uma cintura fina e até mesmo por eliminar aquela incômoda dor nas costas. 

De origem medieval, o acessório era bastante utilizado pelas mulheres que o apertavam ao máximo para deixar a região abdominal completamente comprimida, modelada e por favorecer uma ergonomia correta. Atualmente, elas continuam fazendo sucesso entre jovens e mulheres que buscam diminuir a barriga e desejam conquistar a cintura perfeita.

Também muito conhecida por corrigir a postura e amenizar as dores nas costas, a cinta, quando colocada de forma errada e sem a prescrição de um profissional da saúde, pode causar muitos danos à musculatura do corpo. “A vestimenta proporciona uma sensação de estabilidade e alívio da dor, porém, não é recomendado o uso prolongado pois o corpo acaba se acostumando com a sensação de estabilidade e toda a musculatura estabilizadora (multífidos e transverso abdominal) começa a enfraquecer, podendo até mesmo ficar inativa”, comenta o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna).

Ainda de acordo com o fisioterapeuta, a cinta quando usada de forma correta e com a orientação de fisioterapeuta pode ser benéfica em casos de crises e dores lombares. ”É indicada apenas em situações de extrema dor e emergência. O mais correto é sempre buscar ajuda de um especialista da saúde para que problemas maiores não ocorram”, alerta.

Para aquela mulher que utiliza constantemente a cinta modeladora e percebeu que os músculos da região lombar e abdominal estão enfraquecidos, um fisioterapeuta pode, de maneira objetiva e eficaz, ajudar na reativação e no fortalecimento do mesmo. México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

SERVIÇO:

ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 – sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623-3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Comentarios fechados.