Porto Alegre engaveta proposta de passaporte vacinal

IDEIA ABANDONADA. Polêmico na essência de sua criação, o passaporte vacinal foi uma maneira considerada segura para voltar a fomentar a economia na Europa, em abril.

A ideia de um passaporte vacinal em Porto Alegre foi engavetada nesta última quinta-feira. Ventilada na semana passada, a proposta voltou a ganhar ares mais realistas na manhã de ontem, durante entrevista do secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. Faltou, porém, combinar com a base do governo de Sebastião Melo (MDB). Teve crítica até mesmo de parlamentares apoiadores. Coube então à Prefeitura emitir uma nota, abandonando a ideia enquanto aguarda aval do Governo do Estado para autorizar eventos com grande presença de público.

Conforme Sparta, a proposta iria tomar forma nos próximos dias. Em entrevista à Rádio Guaíba ele explicou que o passaporte permitiria aos estabelecimentos “filtrarem” a clientela, em nome da segurança. Na semana passada, o diretor da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, tinha projetado o início da ação a partir de novembro, quando a cidade atingisse 70% da população com ciclo vacinal completo – hoje são quase 33%.

Menos de seis horas depois, o Paço emitiu uma nota oficial, rechaçando o passaporte. “A Prefeitura de Porto Alegre esclarece que não trabalha com projeto que obrigue a imunização ou crie punições para quem não se vacinar”, diz trecho do posicionamento. Qualquer novidade a partir daí seria sustentada “nos objetivos de salvar vidas e oportunizar a recuperação do desenvolvimento social e econômico da cidade”, complementou o texto da gestão Melo, eleita com a promessa de incentivo ao liberalismo econômico.

Polêmico na essência de sua criação, o passaporte vacinal foi uma maneira considerada segura para voltar a fomentar a economia na Europa, em abril. Só que há questões éticas, como a aceitação de apenas determinadas vacinas para a emissão do certificado. Implementada recentemente na França, a medida gerou protestos.

FONTE: Matinal

#PassaporteVacinal #TurismoePandemia #MauroSparta #PrefeituradePortoAlegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*