Mulheres no comando: liderança feminina cresce dentro das empresas

 

Segundo a pesquisa feita em 2021 pelo IBGC, 78% das corporações têm mulheres em cargos de destaque.

Pesquisa aponta que 78% das corporações têm mulheres em cargos de destaque.

A luta pela igualdade de direitos para homens e mulheres no trabalho, em questões salariais e de tratamento vêm chamando a atenção e ganhando mais destaque dentro das corporações. Essa equidade de gêneros está crescendo muito nas últimas décadas, com as mulheres assumindo cada vez mais cargos de liderança.

Segundo a pesquisa feita em 2021 pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), em um universo de 295 empresas, 78% delas têm mulheres em cargos de liderança. E pouco mais da metade (57,5%) contam com ao menos uma mulher no conselho administrativo. Um exemplo desse avanço é a VMtecnologia, que tem 56% dos cargos de liderança de diferentes setores composta por mulheres e atualmente alcançou o selo Great Place To Work, que certifica as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

A coordenadora de RH da VMtecnologia, Bruna Vianna Santos, destaca a importância e o significado da conquista do selo.

“Tínhamos a percepção de que nosso time é engajado e motivado, mas nunca havíamos aplicado uma pesquisa tão detalhada como essa para sabermos o real sentimento do colaborador. Tivemos um índice de 88% de aprovação pelos nossos colaboradores. É um ótimo número, porém trabalharemos para que ele fique o mais próximo possível de 100%. Nossa percepção como RH está na direção certa e entendemos os pontos apontados como positivos e quais são os pontos de melhorias que precisamos trabalhar”, avalia.

Bruna ainda garante que algumas das propostas e pilares da VMtecnologia é promover ainda mais a contratação de mulheres, principalmente no setor de tecnologia da informação[LV1] , que é altamente ocupado por homens.

“Estamos focados em oferecer um ambiente de trabalho digno às mulheres, sem nenhuma distinção, inclusive quando o assunto é salário, valorização e respeito. As mulheres são extremamente competentes e não há nenhuma razão para não oferecer as melhores oportunidades a elas. Elas não têm que provar mais nada a ninguém, estão executando com excelência diversas funções na sociedade, parabéns a elas!”, afirma Celso R. Lima, diretor da VMtecnologia.

Com a grande maioria das instituições buscando formas administrativas mais igualitárias para o seu dia a dia, através de ações e políticas para ampliar a presença de mulheres em seus quadros ou fomentando a discussão em esferas internas e externas. A diversidade pode fazer toda a diferença ao se criar estratégias de marketing, por exemplo, como explica Ligia Vitório, coordenadora de Marketing da VMtecnologia.

“Para que se construa repertório assertivo de marca, produtos e serviços as empresas precisam de diversidade, para que eles realmente façam diferença na vida das pessoas que vão utilizá-los. Se não, você está construindo algo apenas para você, para a sua bolha de convívio social. Para nós é essencial ouvir a voz do público, seja o interno ou externo, para que as entregas atinjam a excelência. E essa é a principal estratégia que adotamos, desde o planejamento até a divulgação das campanhas criadas. Atuamos no mercado B2B, porém nossos equipamentos são utilizados, também, pelo consumidor final. Ouvir a mulher é essencial, pois a decisão de compra, na maioria das vezes, parte do público feminino, que também é mais engajado. Além disso, nos baseamos no respeito nas relações. Não há motivo que nos faça abrir mão de escutá-las”.

Todas essas ações ajudam a construir um mercado de trabalho mais equilibrado, em que é possível aproveitar o potencial das trabalhadoras, e principalmente a arte de desenvolver múltiplas tarefas. Um time bom, é um time que se complementa, a liderança feminina é necessária nas equipes, nas organizações e na sociedade: com isso, todos são beneficiados.

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