Galunion mapeia tendências para o setor de sorvetes

 

Análise foi feita com base em vários conceitos e opções disponíveis em diferentes países.

O Galunion Food Trends Report 2021 indicou uma seleção de tendências atuais para o setor de sorvetes.

No dia 7 de julho, a Galunion participou do CLASH Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados 2021, organizado pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes. O evento foi 100% em formato virtual, sendo dividido em cinco painéis com palestras de mais de 25 especialistas do setor e uma oficina interativa. Os temas abordados foram diversos, como consumo e tendências no pós-pandemia, novidades em ingredientes e processamento, agenda regulatória e autorregulação, a melhoria contínua e o relato de cinco histórias inspiradoras do segmento. A Galunion Consultoria foi representada por Nathália Royo, especialista em inteligência de mercado, que participou do primeiro painel do evento, apresentando “O Mapa da Prosperidade no Food Service”.

O Mapa da Prosperidade é uma ferramenta criada pela Galunion para ajudar os negócios a atravessarem com sucesso este momento da pandemia, e que deve continuar sendo aplicada a longo prazo, devido à sua característica de implementação ágil de ajustes, com base em análise de dados reais que devem ser retroalimentados constantemente. Assim, utilizando como apoio para os diversos casos de aplicação do Mapa da Prosperidade, a consultoria também explorou os destaques do setor de alimentação apresentados no Galunion Food Trends Report 2021 e indicou uma seleção de algumas tendências atuais para o setor de sorvetes.

Better-for-you

“Better-for-you” é um novo conceito de saudável e saudabilidade, que se preocupa em garantir ao consumidor uma experiência positiva, que seja ao mesmo tempo boa para sua saúde, saborosa e indulgente. Essa tendência aparece de diversas formas, muitas vezes como outras tendências derivadas, como no uso de ingredientes que melhoram o sistema imunológico, produtos com menos açúcar, melhores valores nutricionais, com benefícios adicionais, uso de insumos naturais ou artesanais, redução de calorias entre outros fatores. Algumas marcas têm traduzido essa tendência como “bom e que traz felicidade”, incluindo também a preocupação com a saúde mental.

Sem leite

Essa é uma tendência que não para de ganhar força e que aparece cada vez mais tanto nos sorvetes artesanais como nos industrializados. É interessante notar que os produtos sem leite não são atrativos apenas para alérgicos ou intolerantes à substância. Muitos consumidores percebem que produtos feitos sem derivados de leite são mais saudáveis.

Clean Label

Clean label significa que o produto usa poucos e conhecidos ingredientes do mercado, sem insumos artificiais que o consumidor não entenda. Está muito ligada à tendência better-for-you, mencionada anteriormente, pois os produtos que seguem essa tendência costumam usar ingredientes naturais. Algumas marcas têm deixado claro na embalagem a quantidade utilizada de ingredientes para a fabricação de cada produto, reforçando a sua comunicação com o consumidor sobre o uso de elementos 100% naturais.

Customização

Tendência global há algum tempo, pode trazer uma experiência única, indulgência e alimentação personalizada para saúde e bem-estar. O Galunion Food Trends Report 2021 mostra como a personalização de alimentos pode estar ligada à necessidade de comer melhor e de forma mais saudável, de acordo com o que faz bem para cada indivíduo. Customização também é uma maneira de gerar maior indulgência, ao adicionar camadas, texturas, toppings e recheios. Finalmente, o processo de customizar o produto é parte importante da experiência do consumidor, com grande potencial de criar diferenciação no mercado.

Combinações de sabores

Combinações inesperadas de sabores chamam a atenção do consumidor e podem trazer apelos diferentes, desde saudabilidade, passando por sofisticação, até maior indulgência. Especial destaque para combinações doce/salgado e cross-categoria, que aparecem com grande recorrência. Essa última, além de trazer uma experiência inusitada, agrega também à confiabilidade do produto, ao associar a marcas reconhecidas pelo consumidor.

Sabores globais

O uso de sabores e ingredientes globais tem sido uma forma diferente e inovadora de “viajar” nos tempos de pandemia, atraindo consumidores pela experiência e curiosidade. Esta tendência está muitas vezes ligada a combinação de sabores, pois os ingredientes globais podem aparecem em formatos híbridos, cross-categoria ou fazer parte da junção entre sabores doces e salgados.

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