Estudo sobre o “Novembro Azul” evidencia aumento de cuidados com a saúde masculina

Conscientização dos cuidados com a saúde masculina está cada vez maior.

A expressão “Novembro Azul”, que se refere à conscientização dos cuidados com a saúde masculina, em especial ao combate ao câncer de próstata, teve um aumento de mais de 30% em aparições na mídia este ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto em 2020 a campanha foi citada em 16.543 notícias, considerando os primeiros 15 dias do mês, em 2021 o número saltou para 21.583 matérias na mesma época. Os dados foram levantados pelo Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem, em parceria com Knewin, maior PRTech da América Latina, referência em monitoramento e análise de mídia espontânea.

Historicamente há um grande estigma sobre o autocuidado do homem e, por isso, abrir discussões sobre temas que englobam inteligência emocional e bem-estar, principalmente em ambientes corporativos, nunca foi tão importante. Empresas que investem em uma cultura voltada para a qualidade da saúde dos funcionários têm impacto muito positivo. Para se ter uma ideia, de 2015 para 2021 houve um crescimento de 33% no interesse de implementação de ações de saúde e bem-estar nas companhias, segundo pesquisa realizada pela consultoria Willis Towers Watson (WTW).

SAÚDE MENTAL

Ao encontro dessas informações está um estudo do Gympass Data Hub, que mostra que nos últimos três anos, 74% dos usuários da companhia não frequentavam academia ou não tinham um benefício fitness antes de ingressar na plataforma. “Além dos desafios que estamos sendo obrigados a vivenciar neste novo contexto de pandemia, o cuidado com a saúde física e mental dos colaboradores é algo que precisa ser discutido. E o autocuidado tem papel importantíssimo para a qualidade de vida das pessoas”, comenta Priscila Siqueira, Líder do Gympass no Brasil.

Com mais de 65 mil casos por ano, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para Fernando Rocha, apresentador, escritor e palestrante do webinar promovido para os usuários do Gympass em 16 de novembro para tratar do tema, “há um certo medo misturado com preconceito que se torna uma combinação fatal para o homem”.

#SaudeDoHomem #NovembroAzul #CancerDeProstata #AumentoDaConscientizacao #Gympass #Knewin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*