Representantes de Escolas de Gastronomia de todo estado se reuniram na Fenadoce nesta quinta,4

O Festival de Gastronomia Fenadoce é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

O Festival de Gastronomia Fenadoce é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas.

Ocorreu na tarde desta quinta-feira (4) o II Encontro de Escolas de Gastronomia do Rio Grande do Sul, nas dependências do Centro de Eventos Fenadoce, em uma ação do Festival de Gastronomia Fenadoce. Representantes de todo o estado trocaram experiências e debateram sobre o fortalecimento da cultural regional na gastronomia. 

Luciane Scavoni, representando a EGAS, falou sobre a importância da discussão sobre a gastronomia regional. “É necessário que as escolas de Gastronomia se unam nessa discussão sobre a relação com a cultura gastronomia regional”, afirmou. “É importante instigar os alunos de gastronomia buscando essa aproximação com a cultura da região”, concluiu. Wagner Halmenschlager, representando a UFPel, falou da necessidade de fortalecer os laços entre as escolas envolvidas. “É o momento de reunir as escolas parceiras com o objetivo de trocar experiências e beneficiar a profissionalização da área”, afirmou. Estavam presentes ainda Roberto Nascimento, da UNISC; Ágata Morena de Britto, da Unisinos; Adriana Bitello, da Univates; Rodolfo Meyer, da Feevale; Isabel Casper, da UFCSPA e Charlie Tecchio, da UCS.

Jussara Dutra, coordenadora do Festival de Gastronomia, comentou sobre a riqueza do evento e da expressividade que tem se refletido na relação com a população de Pelotas. “Este é o primeiro Festival de Gastronomia dentro de uma feira que já tem 29 anos de história e com ele estamos aproximando a Fenadoce da cidade, com eventos acontecendo em diversas localidades. Nos eventos do último final de semana, o Comida de Rua despertou a memória afetiva dos presentes pela histórica e reconhecida fama dos lanches da cidade, e no Disco Xepa mais de quatro mil pessoas estiveram presentes, com famílias inteiras prestigiando o evento. São 22 entidades envolvidas no Festival de Gastronomia, refletindo sobre o alimento e valorizando a gastronomia local”, afirmou.

O Festival de Gastronomia Fenadoce é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Pelotas, promotor da Fenadoce, e possui o apoio de várias entidades como UCPEL, UFPel, Embrapa, Emater, Senac-RS, IFSul, Associação Comercial de Pelotas – ACP, Prefeitura de Pelotas, Abrasel, Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Pelotas, SEBRAE e Josapar, patrocinador master.

Confirma programação:
www.fenadoce.com.br/arquivos/programacao_festivalgastronomia_completa.pdf

Aulas Show foram destaque do Fórum Gastronômico

O Fórum Gastronômico, programação que faz parte do Festival de Gastronomia Fenadoce, recebeu seis Aulas Show nesta quinta, 4, com chefs de todo o estado que fizeram um passeio pela culinária regional. O chef Augusto Carvalhal, do Garage Bakery, de Pelotas, apresentou ao público um pão feito em panela de ferro, simulando, em escala caseira, os resultados de um forno. O objetivo da aula foi apresentar o processo de fermentação natural, com uma massa composta somente por farinha e água.

A chef Kriss Fernandes, professora de gastronomia da UFPel, apresentou a receita centenária do Pastel de Santa Clara. Kriss, que tem como inspiração os doces tradicionais, exaltou o charme e a história que o doce carrega, e a influência que isso tem na popularidade do Pastel de Santa Clara entre os turistas que visitam a Feira. 

Constaram ainda na programação Aula Show com o Chef Charlie Tecchio, de Caxias do Sul; Chef Bryan Chaplin, de Pelotas; Chef Fabiano Soares, de Porto Alegre e a noite é encerrada com o Chef Marcelo Schambeck, de Porto Alegre, em uma aula show especial sobre a influência uruguaia na culinária de Pelotas. Aconteceram ainda palestras sobre a história da indústria de pêssego em Pelotas e a produção de azeite de oliva no Rio Grande do Sul.

Fenadoce encantou excursão carioca 

Uma excursão com 15 pessoas vindas do Rio de Janeiro visitou a Fenadoce no ultimo domingo, 31 de maio. Organizada por Marília Coelho, o grupo estava no Rio Grande do Sul para uma viagem temática sobre a Revolução Farroupilha e encaixou a Fenadoce no roteiro por interesse unânime dos participantes. A feira agradou aos visitantes cariocas. “Chegamos cedo pela manhã para aproveitar bem a Fenadoce. Os doces de Pelotas nos surpreenderam pela variedade e sabor. Ficamos deslumbrados com a Cidade do Doce e seu charme e achamos o evento muito bem estruturado e organizado”, afirmou Marília. 

“Viajamos para Charqueadas, Guaíba e Jaguarão, mas montamos nossa base em Pelotas, pela riqueza cultural presente na própria cidade. Essa viagem foi um banho de história e cultura para todos nós”, concluiu. O grupo de terceira idade já fez excursões, em outros anos, para Missões, Gramado e Porto Alegre. 

Secretaria Municipal de Habitação desenvolveu ação no estande da Prefeitura

O estande da Prefeitura de Pelotas recebeu na tarde desta quinta-feira,4, uma ação da Secretaria Municipal de Habitação e Regulamentação Fundiária. Funcionários da secretaria informaram os publico sobre a forma correta do preenchimento do cadastro social e os critérios de seleção para o Programa Minha Casa Minha Vida. Materiais informativos também foram distribuídos a todos que se interessarem pelo assunto, assim como cópias do decreto n. 5799, de 23 de dezembro de 2014 que dispõe sobre o Programa Municipal Habitacional A Casa é Sua. 

Feriado tem tarde movimentada nas atrações do Fenadoce Cultural

A tarde de feriado desta quinta-feira (04) contou com atrações para os mais variados gostos na Fenadoce 2015. Todas as apresentações fazem parte do Festival Fenadoce Cultural, que promove a cultura e os artistas da região. Quem abriu a tarde foi o Grupo Harika de Danças Árabes, da Escola Santa Mônica. Nos bastidores, onde ninguém as via, o nervosismo tomava conta das bailarinas mais novas. Quando subiram ao palco da Praça de Alimentação da Fenadoce 2015, elas disfarçaram a tensão e arrancaram aplausos de dezenas de pessoas que acompanhavam a apresentação. O projeto de dança da escola conta com 70 bailarinas. Segundo a professora responsável, Mônica Botelho, não há limite de idade para aprender a dança. “Nossas alunas começam com quatro anos e não tem restrições”, explicou.

Na Estância Princesa do Sul o primeiro dos cinco grupos de Centros de Tradições Gaúchas (C.T.G.’s) a se apresentar foi o Sinuelo do Sul, de Pelotas. Completando 45 anos em 2015, o C.T.G. já participou de praticamente todas as edições da Fenadoce e levou nesse ano cerca de 64 integrantes de seis a 15 anos para a feira. Às 16h30min o C.T.G. Minuano, da cidade de Herval, também se apresentou na Estância.

A tarde ainda teve shows da Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada, instituída em 1972. A Banda uniu todos os públicos tocando canções atuais, como Domingo de Manhã, e também clássicos, como Thriller, de Michael Jackson. Fechando a tarde passou pelo palco central da Praça de Alimentação o grupo Chega de Saudade, que desde os anos 70 figura pelo cenário da música pelotense.

Sexta-feira, 5 de junho, recheada de programação cultural e gastronômica

No Fórum Gastronômico desta sexta, 5, as palestras e aulas show seguem movimentando o auditório do Centro de Eventos Fenadoce. Gastronomia e Desenvolvimento Regional é o tema da palestra, às 14h, ministrada pelos professores Roberto Nascimento, da UNISC, Adriana Bitello, da UNIVATTES e Wagner Halmenschlager, da UFPel. 

História e Produção Vitinícola em Pelotas é o tema da palestra das 16h, com o professor Valdecir Carlos Ferri, da UFPel e os produtores Laudelino Nardello e João Bento Schiavon, com apresentação do professor Maicon Vieria da IFSul/CaVG. A História e Produção de Cerveja em Pelotas são os temas da palestra de Valter Poetsch, historiador e produtor, às 17h, com participação da ACERVA Pelotas e cervejarias locais.

O Museu do Doce será apresentado pela professora Nóris Leal, diretora da instituição, e por Olga Vieira da Cunha, presidente da associação dos Amigos do Museu do Doce/UFPel. A mediação é de Maria Helena Jeske, presidente da Associação das Doceiras e Pelotas. As Aulas Show do dia serão por conta da Prof. Ágata Britto, do Prof. Rodolfo Meyer, da Chef Flávia Quaresma.

Atrações culturais não faltam na Fenadoce 2015 nesta sexta-feira (5). No Palco Central da Praça de Alimentação ocorrem os shows de Aires Sanches Y Grupo, às 17h, do MC Six, às 18h e de Lyber Bermudez, às 22h. Já no Palco da Cidade do Doce se apresentam Duo Negro, às 18h, Leandro Ribas, às 19h30 e Marquinho do Brasil, às 21h. 

Já no Palco Principal da Praça de Alimentação será a vez da Banda de Música da Brigada Militar – CRPO Sul, às 13h e dos Grupos Vocais Esperança e Felizarte, às 14h30. No Palco da Estância os admiradores do tradicionalismo podem assistir aos shows do CTG Negrinho do Pastoreio, às 20h e de Alemão Preto, às 21h15. No Museu do Videogame Itinerante ocorre a gravação do programa Bate-papo com Piangers, às 18h.

A Fenadoce 2015 conta com as seguintes empresas patrocinadoras: Petrobras; Net; Sicredi; Delta Sul; Banrisul; Caixa Econômica Federal, Ecosul, Vonpar, Coca-Cola e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Fotos: www.dropbox.com/sh/ldo0qwgd5veh4yd/AACeHxgG5QfdAMMmjx4udIrXa?dl=0
Acesse a cobertura completa em: www.fenadoce.com.br/noticias

SERVIÇO 
O que: Feira Nacional do Doce – Fenadoce 2015 
Data: 27 de maio a 14 de junho 
Local: Centro de Eventos Fenadoce (Av. Presidente Goulart com a BR-116) – Pelotas (RS) 
Horário: seg a sex, das 14h às 23h; sáb, dom e feriado, das 10h às 23h. 
Ingressos: R$ 8,00 por pessoa e estacionamento R$ 8,00 (crianças até 6 anos não pagam ingresso)
Site: www.fenadoce.com.br   
Facebook: www.facebook.com/fenadoce   

Comments are closed.