Programa Jovem Cidadão completa 15 anos

Evento homenageia empresas participantes.
No primeiro trimestre deste ano, 2.140 jovens já conseguiram um trabalho por meio do Jovem Cidadão.

No primeiro trimestre deste ano, 2.140 jovens já conseguiram um trabalho por meio do Jovem Cidadão.

O Jovem cidadão, programa vinculado a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) completa neste ano, seu 15º aniversário. O programa atua junto com empresas públicas, privadas e entidades sem fins lucrativos e tem por objetivo oferecer a primeira oportunidade de trabalho aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais. Nestes 15 anos, cerca de 22.084 empresas foram cadastradas e 178.399 jovens entre 16 e 21 anos conseguiram uma oportunidade profissional por meio do programa. 

Na próxima quarta-feira (13) será realizado na sede da SERT, na capital, um evento para homenagear 30 empresas participantes do Jovem Cidadão, entre elas, Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ), Companhia Paulista de TrensMetropolitanos (CPTM), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), entre outras empresas e entidades do estado. 

No primeiro trimestre deste ano, 2.140 jovens já conseguiram um trabalho por meio do Jovem Cidadão. “Além de abrir portas para os jovens sem experiência profissional e reduzir o desemprego juvenil, o programa estimula e melhora a autoestima e rendimento escolar dos jovens da rede pública”, afirma osecretário estadual do emprego, José Luiz Ribeiro

O Jovem Cidadão atende Grande São Paulo; Campinas, Piracicaba, São José dos Campos e Santos.

Os jovens podem se inscrever nasecretaria da escola em que estudam ou pelo site  www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br.O cadastro das empresas também pode ser realizado pelo site.

Para cada oportunidadedisponibilizada pelas empresas, o programa encaminha três estudantes da escola mais próxima do local de trabalho. O critério de envio acontece mediante a classificação do candidato no ranking socioeconômico que é definido no ato da inscrição.

O jovem é contratado por seis meses e o prazo pode ser prorrogado por igual período, de acordo com a Lei de Estágio. Não existe vínculo empregatício. Assinam o termo de compromisso, o jovem (ou o responsável quando ele for menor), a empresa concedente do estágio, o diretor da escola e a SERT  .

Empresas que participarão do evento

A.W. Faber Castell S/A, Associação Cristã de Moços de São Paulo, Beneficência Nipo Brasileira de São Paulo, BrasilPrev Seguros e Previdência S/A, Casa de Saúde Santa Marcelina, Companhia doMetropolitano de São Paulo – Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Cruzeiro do Sul S.A – UNICSUL, Cummins Brasil LTDA, Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S/A – EMTU, Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A – EMPLASA, Empresa Tejofran de Saneamento e Serviços LTDA, Esteves S/A, Ford Motor Company Brasil LTDA, Fundação para o Remédio Popular- FURP, General Motors do Brasil LTDA, Globo Comunicações e Participações S/A, Grupo Combustol e Metalpó, Grupo Tensor Equipamentos S.A., Instituto de Artes – UNESP, Organização Mogiana de Educação e Cultura Sociedade Simples LTDA – UMC, Sanofi-Aventis Farmacêutica LTDA, SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – UNIFESP, Toyota do Brasil LTDA, Voith Hydro LTDA, Volkswagen do Brasil LTDA e Yamaha Motor da Amazônia LTDA.

SERVIÇO:

Programa Jovem Cidadão

Site:    www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br

E-mail:    coordenacao@jovemcidadao.sp.gov.br

Contato: (11) 3241 – 7455/7487

Deixe um comentário

*