O ano já começou, e está praticamente na metade, e as previsões apenas confirmam: 2015 será (e está sendo) um ano difícil para a economia brasileira. Alguns falam em uma crise duradoura, outros falam que o PIB crescerá pouco (ou nada), já mais uma meia dúzia afirma que os juros serão altíssimos e que o dólar chegará a R$5,00.
Em meio a este cenário de recessão, demissões e uma reorganização interna em empresas é comum, afinal, ninguém quer ficar no vermelho. Segundo Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers, em tempos de crise a primeira coisa a ser feita é não perder a cabeça. “Manter a calma e ter uma atitude positiva, e não conformista, ajuda os profissionais a se destacarem e a colher esses frutos quando a crise passa. Por enquanto, existem mais previsões do que certezas, e, por isso, esta é uma boa hora para identificar as oportunidades e se destacar no mercado”, afirma.
Ela explica que é em anos difíceis que os bons profissionais podem ser identificados. “Em anos bons, todos podem prosperar, por mais sorte do que juízo, o que permite que muitos se deem bem, mesmo não sendo tão competentes. Em anos difíceis, como o nosso atual, é preciso ser um verdadeiro profissional e provar seu valor, beneficiando a empresa e a si próprio, também”, pontua. A profissional ainda lembra que em cenários como estes, os consumidores também se tornam mais exigentes, por perceber que seu dinheiro possui muito valor. Ou seja, mesmo com o poder de compra diminuído, os clientes querem investir da maneira correta, em empresas e produtos que tenham qualidade e bom atendimento.
Madalena sugere que, neste ano, os profissionais busquem se diferenciarem no mercado de trabalho. “Participar de oficinas, palestras, cursos de aprimoramento de habilidades, por exemplo, ajuda o profissional a se destacar, tanto dentro da própria empresa, quanto para o mercado externo”, conta. A coach fala que pensar diferente, para buscar soluções dentro do ambiente empresarial pode mostrar pró-atividade. “Se a perspectiva da empresa é ganhar menos, por exemplo, o funcionário pode pensar em maneiras de ganhar em produtividade, por exemplo”, exemplifica.
A diretora geral lembra que os superiores sempre desejam números mais expressivos, e que isso só é conseguido com pessoas tecnicamente preparadas, e espiritualmente motivadas para isso. “Para os superiores, investir nas pessoas certas é o melhor caminho, e, para os colaboradores, investir em si mesmo também é garantia de sucesso. De maneira geral, buscar se superar, mostrar suas ideias e manter a cabeça calma é o melhor caminho para atravessar essa crise”, finaliza.
SERVIÇO:
Outliers Careers
Madalena Feliciano
Diretora Geral
(11) 2737-1724
Avenida Fagundes Filho, 77, cj 82 e 83, São Paulo – SP.
[email protected].
www.outlierscareers.com.br