Taxas de juros não tiveram alteração em outubro, diz Procon-SP

Levantamento constata que, em outubro as taxas não tiveram alteração. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, constatou que, em outubro, a taxa média do empréstimo pessoal e a do cheque especial se mantiveram iguais a setembro.

O levantamento, realizado em 5 de outubro, envolveu os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Fonte: PROCON-SP

Empréstimo Pessoal: a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,08% a.m., igual à do mês anterior.

Cheque Especial: a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,91% a.m., igual à do mês anterior.

Nenhuma instituição alterou as taxas de empréstimo pessoal e de cheque especial.

Fonte: PROCON-SP

Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

Apesar das taxas não terem apresentado alteração neste mês, os especialistas do Procon-SP recomendam que é essencial o consumidor entender a sua realidade financeira para planejar seu orçamento e verificar se realmente há necessidade de contratar empréstimos. Caso não seja possível escapar da contratação, é importante avaliar as várias modalidades de crédito, considerando a possibilidade de contratar no menor prazo, pois os juros tendem a ser menores

Veja aqui a pesquisa completa.

@ProconSP #BancoCentral #BancodoBrasil #Bradesco #CaixaEconomicaFederal #Itau #Safra #Santander

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*