TABASCO reforça presença no mercado brasileiro

Tradicional molho de pimenta visa a inspirar uma nova geração de brasileiros a usar TABASCO Sauce enaltecendo pratos e bebidas preparados com o ingrediente.

Neste ano em que completa seus 150 anos, a McIlhenny, empresa fabricante do molho TABASCO, comemora esse marco histórico para a culinária global, com ações ao redor do mundo, inclusive no Brasil, com eventos dedicados às pessoas que tornaram a marca TABASCO um elemento constante nas mesas.

Considerada indispensável nas cozinhas e essencial nas receitas clássicas e contemporâneas no mundo, sua fábrica, única no mundo e localizada na americana Avery Island, Luisiana, produz mais de 700 mil frascos de molho TABASCO por dia, que são distribuídos para mais de 185 países.

Celebração pelo mundo

A comemoração teve início em Nova Orleans com apresentação intimista de TABASCO: A Burlesque Opera, um show burlesco cômico do final do século 19 que não é apresentado em sua totalidade há mais de um século, e com a primeiríssima Semana TABASCO, evento que reuniu instituições de culinária e os mais renomados chefs de Nova Orleans, em uma festa original com cardápios exclusivos e pratos especiais.

De Nova Orleans, a festa de aniversário saiu pelo mundo, em que McIlhenny convida amantes do tradicional molho para eventos e ativações, onde poderão provar pratos originais e deliciosos nos quais o molho de pimenta é utilizado por renomados chefs e cozinheiros criativos. Por meio de experiências, durante os eventos, os participantes podem vivenciar um pouco do dia a dia em Avery Island, no sul da Louisiana, onde ainda é produzida cada garrafa do molho mais famoso do mundo e onde as plantações de sementes de gerações de pimenta tabasco crescem e as pimentas amassadas envelhecem em barris de carvalho.

Em cada país, a marca TABASCO convidou chefs e mixologistas para destacar drinques e pratos clássicos que tornaram o molho um ícone, também pratos populares e surpreendentes que continuam a tornar o molho TABASCO indispensável até hoje. Receitas estão sendo publicadas nas redes sociais da marca TABASCO global, juntamente com observações e fotos descrevendo o rico papel que o molho de pimenta desempenha.

Educar e inspirar – TABASCO no Brasil

Durante os próximos meses, em diferentes momentos, o público brasileiro também poderá conhecer mais da cultura, histórico e conceito de TABASCO, provando pratos originais e deliciosos nos quais o molho de pimenta será utilizado como ingrediente e condimento, ressaltando seu potencial na culinária.

Criadas pela agência de entretenimento Fishfire, a marca promoverá duas experiências. O primeiro encontro, apenas para convidados, ensinou sobre técnicas de churrasco e preparo de drinks com TABASCO Sauce, sob o comando da chef Paula Labaki, na UMACasa, no Jardim Paulista, onde os presentes provaram provar pratos e receitas originais, nos quais o molho de pimenta foi utilizado como ingrediente essencial.

No dia 08 de dezembro, aberto ao público, TABASCO promove uma experiência maior em São Paulo, no Quintal deBetti, reunindo em um único lugar diferentes tipos de gastronomia e experiências voltadas ao universo, além de outras ativações com públicos estratégicos.

TABASCO – Uma fábrica, uma família, uma receita.

A icônica garrafa de TABASCO é uma marca global exclusiva não apenas por sua onipresença, mas também por sua versatilidade, produzida em Avery Island, no estado da Luisiana – EUA, há 150 anos pela família McIlhenny, com apensas três ingredientes – sal, pimenta e vinagre.

O molho de pimenta instantaneamente reconhecido é encontrado em lanchonetes, restaurantes, assim como nos armários e mesas da cozinha das casas, e nas bolsas dos amantes da culinária em todo o mundo.

A linha completa de molhos de pimenta inclui TABASCO Brand Original Red Sauce, Green Jalapeño Sauce, Chipotle Sauce, SWEET & Spicy Sauce, Habanero Sauce, Garlic Pepper Sauce, Buffalo Style Hot Sauce e Sriracha Sauce.

De Avery Island para o mundo

Tudo começou com o amante de alimentos e ávido jardineiro, Edmund Mcllhenny, que recebeu sementes de pimentas Capsicum frutescens, que vieram do México ou da América Central, em meados de 1860. Em Avery Island, no sul da Luisiana, ele semeou, cultivou as plantas e se deliciou com o sabor picante das pimentas, criando um molho de pimenta vermelha picante com o objetivo de dar sabor e entusiasmo à comida.

Em 1868, aconteceu sua primeira plantação de pimenta comercial. No ano seguinte, Edmund enviou 658 garrafas de molho a um dólar por atacado a mercearias ao redor da Costa do Golfo, particularmente em Nova Orleans e a chamou de “Tabasco”, uma palavra de origem mexicana indiana que significa “lugar onde o solo é úmido” ou “lugar do coral ou concha de ostra”.

Transmitida de geração em geração, hoje, 150 anos depois, a receita simples que leva apenas três ingredientes – pimenta tabasco, vinagre e sal – envelhecem em barris de carvalho branco, processo artesanal cuidadoso de preparo onde os sabores evoluem à medida que envelhecem por até três anos, garantindo o sabor complexo e exclusivo do molho.

São necessários cinco anos completos para se produzir da semente ao molho uma garrafa de TABASCO®, que até hoje são engarrafados pela sexta geração da família de Edmund, em uma unidade fabril, que produz mais de 700 mil frascos de molho TABASCO por dia, que são distribuídos para mais de 185 países e territórios ao redor do mundo.

A colheita

A cada primavera, sementes são plantadas em uma casa verde na Ilha Avery. Quando um membro da família o considera pronto, mudas são transferidas para os campos, onde florescem durante os meses de primavera e verão e são colhidas para o estoque de sementes. As sementes são enviadas para pequenas fazendas ao redor do mundo, onde são plantadas de acordo com cronogramas locais de crescimento e cultivadas por agricultores há gerações.

Pimentas Tabasco começam a atingir o tom perfeito de vermelho escuro no final do verão, quando pimentas maduras são identificadas e escolhidas a dedo. Ainda frescas, são amassadas e misturadas com uma pequena quantidade de sal no mesmo dia, processo que as transformam em um purê, que será transportado de volta para a ilha de Avery para produção.

Mais informações: tabascobrasil.com.br, https://www.facebook.com/tabascobrasil e instagram.com/tabascobrasil ou siga a #TABASCO150.

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