Sabia que existem nove templos na mesma área no bairro da Liberdade, em São Paulo?

Apesar de ser uma cidade de grandes constraste, São Paulo Paulo é uma capital extremamente cosmopolita e inclusiva, onde várias religiões convivem em total harmonia. E esse aspecto se manifesta também na riqueza turística da metrópole, e, em especial, no bairro da Liberdade, como comprova esta esplêndida reportagem, publicada originalmente na Revista Paulista pelo jornalista Maurício Coutinho, com informações e consultoria do guia turístico Laércio Cardoso.

CAPELA NOSSA SENHORA DOS AFLITOS

Começando na estação “Japão-Liberdade” duas igrejas católicas bem interessantes e únicas.Na travessa da Rua dos Estudantes fica o “Beco dos Aflitos”. No final desse beco está a Capela Nossa Senhora dos Aflitos, que era a capela do cemitério, que, por sua vez, ocupava uma grande área em redor. Nele eram enterrados os escravizados, indigentes e os que eram enforcados no “Morro da Forca”, onde fica hoje a Praça “Japão-África-Liberdade”. Um desses enforcados foi o cabo conhecido como “Chaguinhas,” acusado de chefiar rebelião em Santos contra o atraso dos soldos.

Declarava-se inocente, e quando ia ser enforcado a corda arrebentou por três vezes. O povo gritava por liberdade, pois o que acontecia era sinal de sua inocência. Foi enforcado e pelo sofrimento injusto as pessoas passaram a pedir graças e à medida que foram alcançando sua fama foi crescendo. Para muitos ele é santo, mesmo não sendo reconhecido pela Igreja Católica, embora  na capela sejam celebradas missas. Trata-se de uma devoção tipicamente paulistana.

CAPELA SANTA CRUZ DAS ALMAS DOS ENFORCADOS

Na praça “Liberdade-África-Japão”, esquina com a av. da Liberdade, outra igreja católica também relacionada aos enforcamentos que eram realizados ali no “Morro da Forca”, a capela “Santa Cruz das Almas dos Enforcados”. Uma antiga devoção católica apostólica romana é acender velas para as almas do purgatório às segundas e às sextas-feiras. No piso ao nível da rua, fica um imenso espaço para que os devotos possam comprar velas dos mais diversos tamanhos e tipos e ali possam acendê-las com toda segurança.

CATEDRAL METODISTA

A primeira Catedral, caminhando pela Av. da Liberdade, no número 659, está localizada a “Catedral Metodista”. O prédio foi inaugurado em 17de julho de 1922 como igreja. Em 2005, foi elevada a  Catedral.

TEMPLO SUKYIO MARIKARI

Prosseguindo pela av. da Liberdade, ao entrar na rua São Joaquim, número 105, está o templo da “Sukyo Marikari”. Inaugurado em 2016. Uma construção moderna, prédio  com 4 pavimentos, 2 subsolos, cobertura, recuado da calçada, com um belo jardim, totalizando 2056m2 de área construída. Sukyo Marikari foi fundada em 02.08.1959, no Japão, por Kotama Okada, com mais de 1.000 sedes, no Brasil, 59.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA CENTRAL PAULISTANA

Entrando à esquerda na rua Taguá, avistamos uma imponente igreja ao lado de um colégio, é a “Igreja Adventista do Sétimo Dia Central Paulistana”. Os adventistas estão no local desde 1928, quando compraram o terreno. A igreja foi inaugurada em 18.05.1929 e passou por várias reformas, até se transformar no prédio atual. Ao lado, está o “Colégio Adventista Liberdade”, fundado em 1923.

EXÉRCITO DA SALVAÇÃO

Na esquina da rua Taguá com a rua São Joaquim, na parede revestida com pastilhas está o emblema do  “Exército de Salvação”  Conhecido por todos pelas campanhas dos bazares com objetos doados, mas o que muitos desconhecem,  é que o “Exército de Salvação “ é uma religião e que ali é um templo. Para quem ainda duvida, uma faixa esclarece que é Igreja Cristã e informa os horários de culto.

TEMPLO BUDISTA BUSSHINJI

Voltando à rua São Joaquim, no 285, outra surpresa interessante, o templo budista. “BUSSHINJI”, da “Escola Sotozen”. O grupo de monges chegou ao Brasil em 1955, começando as atividades numa casa alugada. Nesse local estão desde 1994, em 2008 o templo foi ampliado.

CATEDRAL NOSSA SENHORA DO LÍBANO

Entrando à direita na rua Galvão Bueno chega-se á Rua Tamandaré, onde estão situadas duas catedrais.!! “coisas de São Paulo”. No número 365 a “Catedral Nossa Senhora do Líbano”. Católica, mas do rito “Maronita”.  A catedral foi construída por volta de 1968 e reformada em 2014. A primeira igreja desse rito aqui no Brasil, foi fundada pelo padre Yacoub em 09.02.1897, na região do Parque D. Pedro.

CATEDRAL ORTODOXA DE SÃO NICOLAU

No número 710 está a Catedral Ortodoxa de São Nicolau, da Igreja Ortodoxa Russa. Consagrada em 06.08.1939, construída em menos de um ano, a pedra fundamental foi colocada em 13.11.1938. Construída para abrigar o bispo que havia chegado em 1934, por isso, desde seu início, é uma catedral.

O CONSULTOR DE TURISMO

#TemposReligiosos #BairroDaLiberdade #Liberdade #Religião #Igrejas #Templos #MaurícioCoutinho #LaércioCardoso #TurismoSãoPaulo #TurismoSampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*