Gérlio Figueiredo, empresário e especialista em direito, comenta sobre sua experiência com as mídias no período de estudos para os exames da OAB.
As redes sociais se popularizaram rapidamente e, hoje, fazem parte da rotina da maior parte da população. Porém, por vezes, esse entretenimento passa a ser um obstáculo na vida das pessoas e acabam por atrapalhar atividades como os estudos e o trabalho.
Para Gérlio Figueiredo, empresário e especialista em direito, foi necessário adotar medidas radicais para melhorar a concentração e os resultados nos exames da OAB, realizados no final de 2021. “Acredito que mesmo que não se percam horas nas redes sociais, tê-las ativas é uma porta aberta para notificações que podem tirar o foco na hora dos estudos. Por isso, preferi desativar os meus perfis temporariamente”, explica o empresário.
Gérlio acredita que ao receber uma notificação das redes sociais durante o período de estudos, a curiosidade é atiçada e informações importantes para o desempenho nas provas podem ser perdidas. “Acredito que é um grande teste de autocontrole. Afinal, é um período que você acaba se desconectando de tudo, mas o resto do mundo continua conectado e sabendo de todas as novidades. Logo, é necessário muita força de vontade para não se sentir isolado”, afirma.
Para o especialista, existem diversos benefícios ao passar um tempo longe das redes sociais. “Nós nos tornamos tão dependentes de tudo que criamos no mundo virtual, que acho que, por vezes, esquecemos como é viver fora desse ambiente. Por isso, acho importante nos lembrarmos de como era no passado e como a vida continua acontecendo fora das redes sociais também”, pontua.
A estratégia adotada por Gérlio não é nova e é recorrente entre os estudantes de grandes exames como os vestibulares. “Acredito que é necessário sempre fazer uma autoavaliação. Nem todos os casos são iguais, deletar os perfis não é a única forma de aumentar a concentração. Para mim deu certo, mas certamente existem outras estratégias que se adaptam melhor a cada tipo de estudante”, aconselha.
O empresário Gérlio Soares Figueiredo é o retrato da cena cultural baiana. Com apenas 33 anos de idade, o empreendedor já acumula vasta experiência em diferentes nichos de mercado, como transportes, construção civil, pecuária, factoring, indústria de vestuário e entretenimento.
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