Propaganda no café da manhã: empreendedora cria negócio de sucesso utilizando saco de pão

A Mídia Pane, franquia de publicidade em sacos de pão, é uma empresa jovem que já acumula 165 unidades pelo país. A empresa imprime anúncios em sacos de pão e os distribui gratuitamente às padarias. O espaço, antes inexplorado, torna-se uma ponte estratégica entre marcas e consumidores, que têm contato com as propagandas em um momento agradável, garantindo quase que 100% de visualização.

imagem_release_372401
Vanessa de Oliveira, fundadora da Mídia Pane.

Para ter mais tempo para a filha, a jornalista Vanessa Oliveira, abandonou a profissão anterior e investiu em seu próprio negócio. A ideia veio durante um encontro em uma padaria com mais duas amigas. Durante o percurso elas receberam dezenas de panfletos e ao chegar à padaria perceberam a quantidade de pães que foram vendidos em pouco tempo. Depois de mais de uma hora de conversa, elas decidiram se unir para montar um negócio. Assim, em 2010, criaram a Mídia Pane, empresa voltada para a publicidade em embalagens de pão. A sociedade não durou muito tempo, já que as amigas desistiram do negócio.

“Lembro-me até hoje quando fui entregar os cartões de visita e elas falaram que não iam continuar por não acreditarem que a ideia poderia dar certo. Naquela hora fiquei sem chão. Não conseguia administrar tudo sozinha por causa da minha filha”, lembra. Foi quando o irmão de Vanessa, Henrique André de Oliveira, que já auxiliava na elaboração dos layouts, material gráfico e comunicação da empresa, decidiu interromper suas atividades em uma empresa de consultoria em marketing educacional e apostar no novo projeto.

O início do trabalho foi centralizado na região em que moravam, no Vale do Paraíba. Devido à qualidade do serviço, a empresa começou a ter procura de anunciantes de outros estados. Com a grande demanda, já não era mais possível atender a todos os pedidos, então veio a decisão de franquear a marca. “Inicialmente a ideia não era tornar a marca uma franquia, isso parecia muito distante de nós. Mas quando o número de pedidos começou a aumentar, percebemos que o anúncio em embalagens de pão era uma novidade no mercado e decidimos apostar no franchising”, conta Vanessa. Em 2010, lançaram a franquia e, no carnaval de 2012, anunciaram uma proposta buscando empreendedores na internet que gerou mais de 150 interessados.

O mercado

A franquia situa-se entre dois setores promissores. De um lado, o mercado de padarias, que atinge 97% dos brasileiros segundo a Associação Brasileira da Panificação (Abip). E, do outro, o mercado publicitário, que cresceu 6,8% no último ano e gerou uma receita de R$ 47,9 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios, relatório produzido pelo Meio&Mensagem e PreciwaterhouseCoopers.

Diante deste cenário, os irmãos Oliveira construíram um negócio milionário. Hoje a MídiaPane tem 165 unidades, distribuídas em 20 estados e imprime cerca de 2 milhões de sacos por mês.

Como funciona

Ao adquirir uma unidade Mídia Pane, o franqueado passa por um treinamento presencial, quando incorpora toda a expertise do negócio e recebe orientações para gerenciar a unidade em sua região. Após esta fase, ele passa a cadastrar padarias, para futura distribuição de embalagens, e prospectar empresas, para vender os espaços publicitários. A franqueadora é responsável pelo desenvolvimento dos anúncios e produção dos sacos de pão coloridos. Assim, o franqueado recebe as embalagens prontas para entrega nas padarias.

Para conquistar os primeiros clientes anunciantes, o franqueado disponibiliza opções com versatilidade, sendo que é possível comprar um pequeno espaço na embalagem ou ainda estampar a propaganda em todo o saco de pão. Além disso, o que também chama atenção para quem anuncia é a possibilidade de atingir com precisão um público qualificado, através das informações disponibilizadas pela Mídia Pane, com perfil detalhado das padarias conveniadas.

Atualmente, a Mídia Pane conta com uma rede de mais de três mil estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil. “As empresas nos contratam porque temos informações relevantes sobre os pontos de distribuição. Sabemos, por exemplo, o quanto as pessoas gastam nas padarias, qual o perfil do consumidor em cada uma delas, entre outros itens relevantes para o sucesso de uma campanha publicitária,” afirma Henrique. A garantia de entrega de toda a tiragem é também um diferencial importante. Sempre que a Mídia Pane faz uma distribuição, o franqueado faz um check-in fotográfico no ato de entrega a cada estabelecimento e encaminha o relatório para o cliente.

Investimento

O negócio, que pode ser montado em casa, exige um investimento inicial de R$ 16.500, que inclui taxa de franquia, capital de giro e taxa de royalties. O lucro médio mensal é de R$ 7.600, mas há franqueados que fecham o mês com um faturamento bem maior. Abaixo segue a ficha de investimento completa.

Ficha de Investimento
Segmento de atuação: publicidade
Fundação: 2010
Início do franchising: 2011
Número de unidades: 165
Investimento inicial: R$ 16.500
Taxa de franquia: R$ 8 mil
Capital de giro: R$ 8.500
Royalties: R$ 350
Taxa de publicidade mensal: não há
Faturamento médio mensal: R$ 12.600
Lucro líquido médio mensal: a partir de R$ 7.600
Prazo de retorno: de 3 a 6 meses
Prazo de contrato: 48 meses

SERVIÇO:

Mídia Pane

Fundada em 2010, em São José dos Campos, interior de São Paulo, a Mídia Pane foi formatada como um negócio que converge dois mercados: o de padarias e o publicitário. Assim, o foco da empresa é comercializar anúncios em sacos de pão e distribuí-los gratuitamente a padarias cadastradas, proporcionando a anunciantes aproveitarem um espaço ocioso e que permite visibilidade em um momento atrativo, que é o café da manha ou da tarde.

Devido ao caráter de ineditismo, criatividade e responsabilidade social do negócio (já que os sacos de pão são materiais ecologicamente corretos), a empresa teve uma grande aceitação por parte dos anunciantes e dos donos de padarias desde os primeiros meses. Em função da grande demanda e ao baixo custo operacional, em dois anos a empresa migrou para o franchising, vivenciando um rápido processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias Mídia Pane conta com 165 unidades, distribuídas em 19 estados brasileiros e imprime cerca de 1,8 milhão de embalagens de pão por mês.

Telefone: (12) 3512-1025
Site: www.midiapane.com.br
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*