Phisalia, tradicional no setor de cosméticos e beleza, cresce acima do mercado

 

Com posicionamento de “escolha inteligente”, Trá Lá Lá, umas das marcas pertencentes à empresa, oferece o melhor preço por ml nas categorias que atua, reforçando respeito aos consumidores e ao mercado.

A Phisalia apresentou crescimento de 4,7% em vendas ex-factory.

Não é novidade para ninguém que 2021 foi extremante desafiador a todos, e que ainda esteve em recuperação desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020 e com o mercado de higiene e beleza não foi diferente.

De acordo com a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o setor de HPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) registrou queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou desempenho positivo de 5,8%.

Ainda de acordo com a associação, a categoria de Higiene Pessoal, em que a Phisalia possui a maior parte do seu portfólio, foi o segmento que apresentou crescimento de 4,7% em vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior, indicando a relevância da essencialidade deste setor e uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram reforçados para combater a Covid-19. Exemplo disso, foi o crescimento da categoria de sabonetes, que apresentou alta de 9,7%.

Há 47 anos no mercado, a Phisalia desenvolve produtos que cuidam com carinho das famílias brasileiras, oferecendo produtos de higiene pessoal e cosméticos de qualidade, por meio de suas marcas Physalis, Trá Lá Lá e Lukinha, proporciona soluções que contemplem também as mudanças de hábitos dos consumidores.

A empresa, consciente da situação atual do mercado e da economia brasileira, coloca o consumidor como o grande beneficiário de todas as suas ações. Em 2021, a empresa investiu fortemente na eficiência operacional para reduzir nos custos e evitar que fossem repassados para o consumidor, além de reduzir parte das margens, uma vez que o repasse de preços foi significativamente menor do que aumento das matérias primas.

Focado nas categorias de hair care, oral care e desodorantes, prioritariamente, para o público infantil, foi registrado um crescimento de cerca de 12% em vendas. “Muito desse sucesso está relacionado ao respeito que a empresa tem com o consumidor e o mercado como um todo. Ao ser a “escolha inteligente” – produtos de qualidade com preços acessíveis -, a empresa conseguiu manter seu posicionamento de ser o melhor preço por ml dentre os principais players do mercado, além de oferecer boas promoções”, comenta Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia.

Para ser de fato a “escolha inteligente” para o consumidor, a Phisalia faz questão de manter ao longo dos anos, a mesma volumetria de produto. “Desde que lançamos há mais de 20 anos a linha Trá Lá Lá no mercado, mantemos o conteúdo com 480 ml de produto no frasco. Percebemos que diminuir a quantidade de produto por embalagem é um movimento que muitas marcas têm adotado, mas nós não. O respeito ao consumidor está no topo das nossas ações” afirma Eduardo.

No ano passado, também foi um ano de boas conquistas em distribuição, com destaque para o canal farma, em que cresceu 17,7% em marketshare (IQVIA Analysis MAT NOV/21).

Em relação a linha vegana com ingredientes naturais, a Physalis, manteve o crescimento, com aumento de 100% de vendas no e-commerce, em seu primeiro ano. A marca conquista, a simpatia de um público em franco crescimento no Brasil. Estima-se hoje que 14% dos brasileiros sejam vegetarianos, fatia que equivale a 30 milhões de pessoas e que movimenta, pelo menos R$ 4 bilhões por ano, mas, é voltada a todos os consumidores, principalmente os mais criteriosos, cujas escolhas oferecem os benefícios e uma real experiência no uso, colaboraram para um planeta mais saudável e que tragam propósitos e valores reais.

Para 2022, o CEO revela que seguirão com lançamentos já no primeiro semestre, e darão andamento a uma enorme transformação que deve ser concluída em até dois anos: relançar todos os produtos, mesmo aqueles que são sucesso há décadas, sem ingredientes de origem animal, tendo em seus portfólios somente produtos veganos.

“Os desafios se seguem, mas, dado nossos resultados recentes e a equipe cada vez mais afinada, entramos em 2022 seguros de estarmos aptos a superar obstáculos, gerar oportunidades, crescer e cuidar com carinho de todos que fazem parte de nossa história”, afirma o executivo.

Desenvolvimento digital

A empresa continuou investindo na utilização de ferramentas online. Foram realizados treinamento com as equipes de campo de vendedores e promotores, com objetivo de unir de maneira eficiente o presencial com o virtual.

“Manteremos essa estratégia de agora em diante, pois se provou muito eficiente. Outra frente de ações que nos ajudou a alcançar os resultados anuais foi a maior integração entre as equipes de marketing, vendas e trade, atuando como deve ser, alinhadas e fortalecidas”, reconhece o CEO.

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