Pesquisa mostra setores que crescem na crise

Empresa faz balanço dos setores, nos últimos anos, e revela que os hábitos dos brasileiros mudaram e que alguns segmentos continuam crescendo. 
Empresa faz balanço dos setores, nos últimos anos, e revela que os hábitos dos brasileiros mudaram e que alguns segmentos continuam crescendo.

No sentido contrário dos tempos de recessão, alguns setores têm registrado um crescimento contínuo, sem se abalar com o atual cenário da economia. Esse pode ser um reflexo da mudança nos hábitos dos brasileiros, que não deixaram de consumir, porém mudaram o foco do investimento.

Um bom exemplo dessa mudança está no setor alimentício, onde bares, lanchonetes e restaurantes tiveram uma queda 4,08%, 2,06% e 6,64% respectivamente, em suas taxas de abertura; ao passo que a indústria do mesmo ramo obteve crescimento de 11%. Estes números revelam uma mudança de comportamento da população, demonstrando que ao invés de saírem para comer fora, as pessoas estão preferindo comprar seu alimento para fazer em casa.

“Falar de números é muito delicado, porque depende da ótica em que os dados estão sendo analisados. E embora o período de recessão visto em todo 2015 seja preocupante, é possível dizer que com a mudança de hábito dos brasileiros, alguns setores estão sentindo mais a crise do que outros”, afirma Marcos Rodrigues, diretor da Central Mailing List, responsável pelo estudo.

Os números mostram ainda um cenário muito favorável, se o levantamento for observado sob a óptica do tempo, como por exemplo, o crescimento dos setores varejista de cosméticos e de academias tiveram um crescimento expressivo de 2011 a 2015. Em 2011 cerca de 3 mil novas academias foram abertas, ao passo que, em 2015 foram mais de 11 mil novos estabelecimentos, um aumento de 218,15%.

Enquanto o comércio de cosméticos no varejo obteve crescimento de 52% no mesmo período, saltando de 17.039 empresas abertas em 2011 para 25.901, em 2015, segundo a Central Mailing List. Em contrapartida, o segmento hoteleiro que inaugurou 2.121 estabelecimentos em 2011, terminou 2015 com apenas 1.364 novos hotéis, recuando 35,68%.

“Uma postura pessimista gera pânico e cria um efeito dominó, agravando o cenário atual. Por isso, é preciso tentar driblar a crise com soluções inovadoras e criativas, afinal o crescimento, por menor que seja, está acontecendo e as pessoas não se podem deixar envolver pelo clima de instabilidade”, finaliza Marcos.

SERVIÇO:

Pioneira na comercialização de banco de dados, a Central Mailing List possui 20 anos de mercado destacando-se por oferecer credibilidade e confiança aos seus clientes. Dirigida por Marcos Alex Rodrigues, a Central Mailing List, tem como filosofia a ética e o respeito à sociedade, por meio de uso consciente das informações, coerente às regras de mercado aplicadas a níveis de segurança e excelência no atendimento. A empresa oferece serviços de tratamento, correção, atualização, enriquecimento de database (banco de dados) e disparos de email marketing inteligente, além de consultoria mercadológica auxiliando na definição de público alvo para campanhas de marketing, vendas, prospecção e pesquisas. Site: www.centralmailinglist.com.br

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