Padronização de marca: saiba porque ela é tão importante

 

A Coca-Cola, marca de bebidas consumida mundialmente, é espontaneamente identificada hoje.

Diversos elementos contribuem para a fácil identificação de uma marca e, não é só do material institucional — tão importante quanto – mas, também, na apresentação do local físico, tendo como exemplo a padronização dos serviços/produtos, bem como a decoração de um negócio.

No que diz respeito aos materiais gráficos que poderão ser utilizados de forma impressa ou digital, temos: logotipos, banners, sites, folders, catálogos, dentre muitos outros. Manuais de identidade visual costumam orientar as aplicações de cores, fontes e tamanhos de determinada marca e as franquias são uma boa ilustração de padrão prévio definido e seguido.

Já no que se refere aos benefícios, a uniformidade da marca auxilia no fortalecimento da imagem e na formação de opinião dos consumidores finais, além das propagandas, quando veiculadas, serem rapidamente absorvidas pelo consumidor, contribuindo com a confiança e transparência do local, possibilitando a satisfação e retorno desse público, assim como a indicação para novas pessoas.

Se fizermos um exercício agora e pedirmos para você falar qual a primeira marca de maquiagem, carro, celulares e afins vem à cabeça, instantaneamente, um nome estará em sua mente – talvez acompanhada de um jingle, uma frase de efeito ou até mesmo um comercial marcante. Isso é o que acontece quando os canais de comunicação de uma empresa conversam, ou seja, estão alinhados com o mesmo posicionamento.

Um bom exemplo é a Coca-Cola, marca de bebidas consumida mundialmente, soube trabalhar seu posicionamento no decorrer do tempo e, com isso, é espontaneamente identificada hoje por seus slogans – sempre fazendo alusão a magia de seus produtos e experiências a partir deles – além dos anúncios criativos e as tradicionais Caravanas Iluminadas de Natal que percorrem diversas localidades do país.

No segmento alimentício, temos a rede de franquias Poppys, criada em meio à pandemia, especializada em hambúrguer de verdade; atualmente, a hamburgueria, espalhada em diversos cantos do país, é facilmente reconhecida pela sua cor vermelha, pelo banco branco ao lado de um poste de luz retro e, no cardápio, seu milkshake licenciado com ingredientes Fini garantem o destaque do nome.

É significativo lembrar ainda, assim como respeitar, as características que variam de uma região para outra, contudo, por diversas vezes, as campanhas promocionais em datas sazonais e opções nos menus se assemelham.

Por fim, outro aspecto que ajuda a garantir a padronização de uma franquia, por exemplo, é o chamado ‘cliente oculto’ — uma forma de avaliação detalhada para verificar se o estabelecimento segue o recomendado – realizado por algumas empresas específicas nessa área.

A avaliação é feita pelo ponto de vista do consumidor, ou seja, um profissional se passa por cliente com a finalidade de apurar o suporte e tempo de serviço oferecido pelos atendentes, processos executados, as campanhas de marketing que estejam em vigor, as instalações e qualidade dos produtos.

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