O que os recrutadores avaliam nos processos seletivos?

Especialista dá dicas de como os candidatos podem mostrar as habilidades em um processo de emprego.

Muitas vezes os recrutadores das empresas acabam por optar por candidatos com menos conhecimento/experiência técnica, mas que com esse bom relacionamento demonstra muito potencial.

Destacar-se em uma entrevista de emprego não é uma tarefa fácil, cuidar da forma como se posiciona em um processo seletivo é fundamental para ganhar visibilidade e garantir a vaga de emprego.

Uma pesquisa feita pelo Grupo Zety, de recolocação profissional, mostra que apenas 10% dos candidatos são chamados para entrevistas, e somente 2% dos que iniciam um processo seletivo são aprovados.

Para Lucimara Costa, head de pessoas e cultura da Nexti, em primeiro lugar os recrutadores avaliam se o candidato atende aos requisitos técnicos da posição e depois avaliam a forma como o candidato se apresenta na entrevista. “Desinteresse em relação a empresa evidenciam um despreparo no processo seletivo. Quando a entrevista é online, a falta de cuidado com ambiente adequado e câmera desligada, não são bem vistos, explica.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Independentemente da empresa ou ramo de atuação, o ideal é que os colaboradores contem com habilidades técnicas que o permitam executar determinadas tarefas. Mas as organizações são formadas por pessoas, por isso, as competências socioemocionais também são fatores decisivos na escolha de um ou outro candidato, é assim que surgem as avaliações de soft skills e hard skills.

Soft skill é o termo utilizado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais e hard skills são habilidades e capacidades técnicas que as empresas conseguem perceber facilmente, muitas vezes apenas analisando o currículo.

“Para os recrutadores, o balizador sempre são as soft skills. Acreditamos que as habilidades técnicas são mais fáceis de desenvolver, já se a falta de algumas soft skills podem não somente demorar como também prejudicar o ambiente de trabalho”, comenta Lucimara.

O momento em que provavelmente o recrutador irá tentar descobrir quais são suas soft skills é na entrevista. Inclusive, esse processo pode ser conhecido como “entrevista por competências”. Geralmente, a pergunta que introduz esse questionamento é, por exemplo:

Quais são as situações que você vivenciou durante a trajetória profissional que foram desafiadoras? 

Suponhamos que ele tenha sido bem-sucedido na situação que apresentou, isso garante que fique claro os seguintes pontos:

  • Capacidade de resiliência durante um projeto;
  • Capacidade de autogerenciamento;
  • Capacidade de formar sucessão: colocou pensamento estratégico em prática e pode gerar novas ideias dentro de uma equipe.

“Muitas vezes optamos por candidatos com menos conhecimento/experiência técnica, mas que com esse bom relacionamento demonstra muito potencial. As empresas são feitas por pessoas e as competências socioemocionais são importantes”, finaliza a head de pessoas e cultura.

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