“O que é feminismo?”: Curso online no Sesc Santo Amaro

O curso faz uma introdução ao panorama da história do movimento feminista e suas teoria.

A ação propõe a introdução ao panorama da história do feminismo e de suas principais teorias.

O Sesc Santo Amaro oferece o curso online “O que é feminismo?”. A ação, que acontece de 6 a 27 de outubro, propõe a introdução ao panorama da história do feminismo e de suas principais teorias, dos primórdios aos dias atuais, apresentando suas principais protagonistas no mundo e no Brasil.

Ao todo serão quatro encontros que abordam várias temáticas do movimento. A primeira aula apresenta as teorias que moldam o feminismo e é ministrada pela mestra e doutora em Ciências Sociais e autora do livro “Ovelhas na Névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura”, Carla Cristina Garcia.

O segundo encontro aborda o ativismo feminista no Brasil, promovendo a reflexão sobre as tendências contemporâneas na cena, com a participação de Renata Moreno, doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante da ONG Sempreviva Organização Feminista (SOF).

Os terceiro e quarto encontros abordam as questões de gênero e raça. O primeiro trata de pautas de desigualdades e o segundo tem foco na luta das mulheres negras. Os encontros serão ministrados por Márcia Lima, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e Bianca Santana, pesquisadora de memória e escrita da mulher negra e autora do livro “Quando me descobri Negra”, respectivamente.

O curso é direcionado a pessoas a partir de 16 anos que tenham interesse no assunto. As aulas ocorrem na plataforma Teams e as inscrições podem ser realizadas no site do Sesc São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

Aula 1 | 06/10

Primórdios do feminismo

Expõe um panorama das bases mais importantes dos movimentos feministas, apresentando pensadoras e ativistas que construíram as teorias e a história do movimento.

Convidada: Carla Cristina Garcia, mestre e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pelo Instituto José Maria Mora (México, DF). É professora na PUC-SP e autora do livro “Ovelhas na Névoa: um estudo sobre as mulheres e a loucura” (Ed. Rosa dos Tempos/Record), uma obra que discute a loucura feminina e o papel que o poder entre as relações humanas exerce no desenvolvimento da enfermidade.

Aula 2 | 13/10

Ativismo feminista no Brasil hoje

O encontro faz uma apresentação, reflexão e debate sobre as tendências contemporâneas de pensamento e ação da cena feminista brasileira atual.

Convidada: Renata Moreno, doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e integrante da equipe da Sempreviva Organização Feminista (SOF), uma organização não governamental que faz parte do movimento de mulheres no Brasil. Ela também é pesquisadora sobre cuidado e economia feminista, e realiza atividades de articulação e formação em movimentos sociais.

Aula 3 | 20/10

Gênero e raça

Neste encontro, são apresentadas pesquisas atuais que explicam os indicadores sociais que dizem respeito aos níveis de desigualdade sociais, econômicos, educacionais, entre outros, que atingem principalmente as mulheres, sobretudo as negras. São discutidas as medidas e iniciativas que podem projetar mudanças positivas nesse quadro.

Convidada: Márcia Lima, professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, programa que congrega a USP, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e a Fundação SEADE. Ela também coordena o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP.

Aula 4 | 27/10

Feminismo negro

A aula aborda as especificidades da luta das mulheres negras e de suas realidades, oferecendo as diferentes visões que vêm embasando o movimento, como a interseccionalidade, além de apresentar uma síntese da contribuição das escritoras negras no mundo e no Brasil, além de apresentar um breve panorama histórico das organizações de mulheres negras no Brasil.

Convidada: Bianca Santana é jornalista, mestra em educação e doutora em ciência da informação pela Universidade de São Paulo (USP), com uma tese sobre escrita e memória de mulheres negras na resistência ao racismo. É autora de “Quando me descobri Negra” (Ed. SESI, 2015), livro que reúne uma série de relatos de homens e mulheres negros e aborda o racismo velado no cotidiano brasileiro. Além de ser colunista da revista Gama e de ECOA-UOL e Integrante da Uneafro Brasil.

Serviço

AÇÃO ONLINE

O QUE É FEMINISMO?

Quando: De 6 a 27/10, terças-feiras

Horário: 19h30 às 21h30

Classificação: 16 anos

Onde: Plataforma Teams

Interessados: sescsp.org.br/inscricoes

#SESCSANTOAMARO #FEMINISMO #SOF #CEBRAP #USP #PUCSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*