Nutricionista ensina como comemorar a Semana do Chocolate sem sair da dieta

Na Semana do Chocolate, saiba como aproveitar essa gostosura de maneira fit.

Preto, branco, amargo… seja qual for o tipo, o chocolate é um dos doces mais tradicionais do mundo. De diversas marcas, ingredientes e sabores, a receita vinda do cacau conquistou o paladar popular e se consolidou como um líder no mercado de alimentos. Para comemorar essa irresistível receita, na semana em que é celebrado o Dia do Chocolate, a melhor forma é homenagear todos os chocólatras que não perdem a oportunidade de desfrutar desse sabor delicioso.

Geralmente considerado um vilão das dietas, o consumo do chocolate é vetado por muitos nutricionistas. Devido a seu alto valor calórico, os muitos benefícios do produto são anulados e ele acaba sendo excluído da alimentação dos pacientes, devido ao estigma de que é engordativo e não faz bem. No entanto, o especialista Marco Quintarelli explica que, se consumido com moderação, esse alimento pode fazer parte de uma alimentação balanceada.

“Ao comer chocolate, o corpo-humano produz serotonina, um hormônio que está diretamente ligado à sensação de prazer e felicidade. O único risco que o alimento tão famoso pode trazer é um consumo desmedido, que pode levar ao vício e aos excessos”, alerta o nutricionista. “No entanto, esse doce pode ser um grande aliado da saúde, se comido com responsabilidade. Quatro pequenos quadradinhos são recomendáveis após uma refeição e não prejudicam o processo de emagrecimento.”

Quintarelli recomenda chocolates funcionais, menos processados e mais próximos do natural na hora da escolha. “Existem muitas opções no mercado que não levam tanto leite, açúcar e conservantes. São recomendáveis aqueles que possuam maior teor de cacau em sua composição. Chocolates acima de 50% de cacau devem ser prioridade para se deliciar sem sair da dieta, sendo eles mais palatáveis e trazendo benefícios, é claro, se comidos com moderação.”, conclui o especialista.

QUEM É MARCO QUINTARELLI

Formado em Nutrição (CRN4- 20.100.945), Marco Quintarelli possui especialização em Nutrição Integrada que é o segmento que utiliza os processos de produção dos alimentos (Nutrição de Produção), desenvolve novos produtos, cuida do preparo e garante a segurança alimentar e os valores nutricionais.

A Nutrição Integrada é voltada às necessidades do corpo, da mente e do espírito, onde o alimento desempenha diversos papéis na vida do paciente. Ela é Integrada quando incluímos todos estes processos e os adaptamos para tratar cada indivíduo com suas características únicas e suas possíveis comorbidades (Nutrição Clínica).

Marco Quintarelli está cursando duas pós-graduações, em Nutrição Clínica pela UFRJ e em Fitoterapia aplicada a Nutrição.

#DiaDoChocolate #SemanaDoChocolate #Chocolate #MarcoQuintarelli

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*