Mostra cultural “Pêssankas, a arte milenar ucraniana” chega ao Shopping Light em abril

Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma tradição de colorir ovos.

No período compreendido entre 08 de abril a 05 de maio, o Shopping Light apresenta a mostra cultural “Pêssankas – A Arte Milenar Ucraniana”, sob a curadoria de Maurício Coutinho, produção de Mara Porto, consultoria do Consulado Honorário da Ucrânia/SP, Sociedade Brasileira-Ucraniana “Unificação”, Câmara de Indústria, Comércio e Inovação Brasil-Ucrânia e Representação Central Ucraniano-Brasileira, dos artistas de pêssankas Vilson Kotviski e Izabel Iaczuk e o apoio cultural da Sincoplastic Embalagens Flexíveis, Sooz Hotel, Casa Castro, Itaquerendo Folia e Todos Pelo Centro.

No conjunto das tradições ucranianas, a mostra também traz as delicadas Pêssankas, ovos manuscritos e coloridos, com uma linguagem própria de símbolos que representam a prosperidade, saúde e paz, na época da Páscoa na Ucrânia.
A explicação para o interesse do ser humano pelo ovo é que ele tem uma magia incrível.

A BELEZA SIMPLES DO OVO

Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma tradição de colorir ovos na época em que o Sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria a rica terra negra da Ucrânia. Em escavações arqueológicas, foram encontrados indícios desta arte a mais de 3.000 anos antes de Cristo, sendo que naquela época, eram utilizadas ferramentas muito rústicas para se confeccionar uma pêssanka. A explicação para o interesse do ser humano pelo ovo está no fato de ele possuir uma magia incrível, pois de uma forma simples e rude, surgiria a vida.

A PRODUÇÃO DA PÊSSANKA
Cada peça é produzida utilizando o bico de pena, uma vela acesa e cera de abelha. A vela serve para aquecer a pena para então derreter a cera de abelha. Então simplesmente isolam-se as cores com a cera. Começa pelo próprio branco da casca, em que se faz tudo o que ser quer nessa cor. E aí, mergulha-se todo ovo na tinta amarela. O que acontece é que a cera não deixa a tinta penetrar onde tem cera. Depois se preenche o que quer com amarelo e mergulha no laranja, e se repete da mesma forma, indo para o vermelho e por último o preto que dá o fundo. No final o ovo está todo escuro, e então é que vem a ‘mágica’, onde se derrete a cera e revela a pêssanka.
A produção das obras é feita com o bico de pena, uma vela acesa e cera de abelha.

SERVIÇO:

Mostra Cultural Pêssankas: Arte Milenar Ucraniana
De 08 de abril a 05 de maio
Shopping Light – Rua Xavier de Toledo, 23 – Centro de São Paulo – São Paulo/SP
#MostraCulturalPêssankas #Pêssankas #Pêssanka #MostraCultural #ArteMilenarUcraniana #ArteMilenar #ArteUcraniana #OvosPintados #ShoppingLight #MaurícioCoutinho #MaraPorto #Mostra #Exposição #Arte #Cultura #Ucrânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*