Melhora a confiança dos empresários de Belo Horizonte

Após três quedas consecutivas, índice apurado pela Fecomércio MG apresenta alta em setembro e atinge 97,1 pontos.

Os varejistas de Belo Horizonte estão mais animados com o cenário econômico, especialmente em relação às expectativas para os próximos meses. Isso contribuiu para a recuperação do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), relativo a setembro, que acumulava três quedas consecutivas. O indicador, apurado pela Fecomércio MG, com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), totalizou 97,1 pontos, contra os 92,8 registrados em agosto, e se aproximou da zona de satisfação (100 pontos). Trata-se do maior patamar para o mês desde 2014.

Conforme a pesquisa, os três itens que compõem o Icec registraram alta na passagem de agosto para setembro, com destaque para o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que define as impressões em relação ao futuro. Único na faixa de otimismo, ele saltou de 126,5 para 131 pontos. Uma das explicações foi o fato de que, entre os entrevistados, 74,1% acreditam na melhora do cenário para o setor, e 81,2% apostam que as vendas irão crescer.

Os preparativos para as festas de fim de ano têm contribuição nesse resultado, como avalia a analista de pesquisa da Federação, Elisa Castro. “Esse subitem capta as perspectivas de curto prazo quanto à economia, ao setor comercial e ao próprio negócio. A força das próximas datas comemorativas e a injeção de recursos no mercado, como o 13º salário, têm grande impacto, pois incentivam o consumo”, destaca.

O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) também registrou uma expansão significativa, saindo de 65,3 pontos, em agosto, para 71,5, em setembro. No mesmo período, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec), que retrata os planos de melhorias na loja, de ampliação de estoques e do quadro de funcionários, chegou a 88,6 frente aos 86,6 registrados no mês anterior.

A pesquisa Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), relativa a setembro, pode ser acessada, na íntegra, pelo link: http://www.fecomerciomg.org.br/wp-content/uploads/2018/10/09.2018-ICEC-BH.pdf

#FecomercioMG #Icec #CNC #Icaec #Iiec

Deixe um comentário