Expert dá dicas para atenuar as manchas de pós-sol.

As férias acabaram, mas a pele pode apresentar sinais bem evidentes por causa do excesso de sol. As manchas de pós-sol, conhecidas na medicina como melasmas, são bem comuns. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2018, estima-se que até 35% das mulheres brasileiras tenham melasma entre os 20 e 50 anos.
“O melasma é uma alteração na pigmentação da pele caracterizada por manchas, que variam entre claras e escuras. Elas costumam surgir na maçã do rosto, testa e buço”, explica a dermatologista, Luciana Garbelini.
PARA CONTROLAR O PROBLEMA, A ESPECIALISTA DÁ AS DICAS A SEGUIR. CONFIRA!
Busque ajuda especializada
O primeiro passo é buscar um dermatologista para confirmar o diagnóstico, que irá sugerir o melhor tratamento para cada caso. “A ajuda do profissional é importante porque o melasma tem causas desencadeantes, sendo as principais hormonal, principalmente durante a gestação ou devido ao uso de contraceptivos, e a exposição ao Sol”.
Use a natureza a seu favor
Segundo a expert, os cosméticos com componentes naturais e orgânicos que clareiam podem ser alternativas de tratamento para o problema. “Além de reduzir o risco de efeitos colaterais, como alergias, alguns desses cosméticos combinam vários ingredientes naturais que os tornam ainda mais eficazes. A aplicação desses tipos de cosméticos é uma boa opção para fugir de receitas caseiras que, muitas vezes, tem ingredientes caros e de dificil acesso, e obter resultados tão bons quanto”, afirma.
Sua pele protegida
“Use protetor solar todos os dias e reaplique a cada 2 horas porque isso vai prevenir o aparecimento de novas manchas”. A especialista destaca que, para evitar o problema, é preciso atenção redobrada. “Na fase de tratamento, siga as recomendações do profissional e evite exposição solar excessiva por, pelo menos, 30 dias”.

Soluções orgânicas para o melasma
Sempre atenta às necessidades da pele, a marca Souvie pensa em diferentes soluções para ajudar no autocuidado sem comprometer a saúde. Pensando nos fatores que prejudicam a uniformização do tom da pele, como exposição solar, cosméticos mal utilizados, maquiagem, poluição e até maus hábitos alimentares, a marca apresenta o Sérum Clareador Intensivo.
O produto possui óleo de açai e outros ingredientes bioativos que potencializam o clareamento da pele, como o blend de extrato de raiz de Sophora Favescens e água de kiwi. Esses ingredientes apresenta atividade anti-tirosinase, um mecanismo que controla a produção de melanina, o que atenua os nuances de manchas.
#Melasma #ManchasPosSol #PelePosVerao #SerumClareadorIntensivo #Souvie #LucianaGarbelini