Itaú Unibanco se alia ao Grupo Boticário e Elo7 em prol do empreendedorismo feminino

Parceria entre as empresas tem foco na criação de conteúdo sobre finanças e vendas on-line para mulheres empreendedoras – mais de 6 mil já foram capacitadas.

Empresas se unem para incentivar e alavancar o empreendedorismo feminino no Brasil.

O Itaú Unibanco, maior banco privado da América Latina, se uniu ao Grupo Boticário e à Elo7 para incentivar e alavancar o empreendedorismo feminino no Brasil. A parceria entre as empresas será por meio dos programas Empreendedoras da Beleza e Itaú Mulher Empreendedora, que são gratuitos e fomentam a profissionalização de mulheres por meio de cursos online. O banco apoiará na criação de conteúdo sobre gestão financeira.

A parceria entre as empresas vem em um momento estratégico para ajudar na recuperação dos negócios comandados por mulheres, colocando-as de volta na espiral de crescimento observada no período pré-pandemia. Segundo dados do estudo “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2021”, do SEBRAE, elas eram 10,1 milhões de empreendedoras em 2019, caíram para 8,6 milhões no segundo trimestre de 2020 e só no final de 2021 voltaram ao patamar de 10 milhões. Em termos de comparação, a taxa de homens donos de negócio em 2019 era de 18,9 milhões, aumentando para 19,7 milhões em 2021.

Empreendedoras da Beleza

Criado pelo Grupo Boticário em 2020, o Empreendedoras da Beleza, que já alcançou a marca de mais 30 mil inscrições, fornece capacitação por meio de cursos online voltados para a qualificação no setor de beleza e empreendedorismo. Em novo ciclo do programa, em parceria com o Itaú Unibanco, por meio do Itaú Mulher Empreendedora, mais de 6 mil mulheres foram formadas. Desde a sua criação, o programa já capacitou 12 mil empreendedoras.

O banco ingressa no projeto com uma trilha formativa de conteúdos sobre gerenciamento financeiro para que todas as mulheres tenham uma experiência de formação completa e possam abrir seus negócios ou oferecer seus produtos individualmente. Mulheres em situação de vulnerabilidade social, negras e/ou trans serão priorizadas durante o processo de inscrição.

“Fomentar o empreendedorismo passa também pelo fomento à educação financeira. E o Grupo Boticário viu no Itaú um parceiro capacitado para apoiar as empreendedoras da beleza nessa jornada. Agora, nossas trilhas estão ainda mais robustas, as mulheres podem sonhar cada vez mais alto e nós podemos transformar o mundo ao nosso redor por meio do ecossistema de beleza” explica Luis Meyer, Diretor de ESG do Grupo Boticário.

Capacitação em e-commerce

A parceria com o Elo7 tem o objetivo de oferecer um direcionamento sobre como funcionam as vendas em um marketplace para as empreendedoras que têm interesse em levar seu negócio para o mundo do e-commerce. Atualmente, o Elo7 conta com mais de 50 mil lojas ativas, sendo 85% delas comandadas por mulheres.

O programa Itaú Mulher Empreendedora já oferece conteúdos de capacitação em empreendedorismo, negócios, finanças e vendas. Contando com a especialização do Elo7, passará a oferecer também uma trilha personalizada para ensinar essas mulheres sobre a importância de inserir o seu negócio em um bom canal digital e quais as estratégias de vendas. Essa troca de expertises beneficia ambas as empresas e, no final, quem sai realmente ganhando são os negócios femininos.

Os conteúdos de capacitação estão disponíveis e podem ser acessados clicando aqui.

“Esta parceria com o Itaú é extremamente positiva para o Elo7, pois reforça o nosso interesse em estreitar laços com marcas que se preocupam em incentivar o empreendedorismo e a criatividade. Um dos nossos principais valores é sermos diferenciados, ou por meio dos produtos exclusivos que oferecemos ou pelo atendimento que prestamos. E, encontrar parceiros que tenham esses mesmos objetivos, nos fortalece. Considerando que 85% das lojas do Elo7 são lideradas por mulheres, poder proporcionar alianças poderosas como essa reforça nosso compromisso com as comunidades onde atuamos. Nossa meta é oferecer, cada vez mais, capacitação e apoio ao empreendedorismo feminino, que enfrenta questões particulares e extremamente desafiadoras na sociedade brasileira” destaca Carlos Curioni, CEO do Elo7.

Vale lembrar que através da parceria com o Itaú Mulher Empreendedora, o Elo7 também oferece o curso “Planejamento Estratégico para Empreendedoras” de forma gratuita. A capacitação é realizada via WhatsApp e conta com 10 videoaulas, de 2 a 5 minutos de duração cada, e tutoria ao longo de toda programação. Mais de 950 vendedoras do Elo7 já estão realizando o curso.

“Apoiar o empreendedorismo feminino é um compromisso que levamos muito a sério no Itaú, e poder contar com esses parceiros fortalece a nossa jornada para transformar ainda mais a vida de muitas mulheres e da sociedade como um todo, pois acreditamos que o empreendedorismo feminino é essencial para o desenvolvimento econômico e social do país”, comenta Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

#ItauUnibanco
#GrupoBoticario
#Elo7
#EmpreendedorasdaBeleza
#ItauMulherEmpreendedora
#SEBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*