Harmonização facial, entenda o procedimento feito por Sarah Andrade do BBB21

 

Time de cirurgiões plásticos explica tudo o que você precisa saber sobre o procedimento realizado por Sarah que tem como objetivo devolver a harmonia e a proporcionalidade entre as estruturas da face.

Sarah Andrade, que, mesmo tendo sido eliminada do programa com 76,76% dos votos, acumula mais de 7 milhões de seguidores em seu Instagram.

Entrar no Big Brother Brasil é um grande marco na vida dos participantes. Ainda que não vençam o programa, os Brothers colhem frutos do tempo passado na casa mais vigiada do Brasil mesmo após a eliminação, ganhando grande destaque como influenciadores. É o caso de Sarah Andrade, que, mesmo tendo sido eliminada do programa com 76,76% dos votos, acumula mais de 7 milhões de seguidores em seu Instagram. Logo, quando a consultora em marketing digital apareceu com retoques nos lábios, olhos, nariz e mandíbula após passar por uma harmonização facial, o procedimento ganhou destaque entre seus seguidores e nas redes sociais, figurando entre os assuntos mais comentados no último final de semana. Mas, afinal, o que é exatamente a harmonização facial e vale realmente realizá-la? Reunimos um time de cirurgiões plásticos para responder a essas e outras questões sobre o procedimento. Confira:

O que é? Diferente do que muitos pensam, a harmonização facial não é um procedimento específico e sim um termo criado para definir um conjunto de tratamentos estéticos que visam melhorar as proporções da face. “Grande parte das vezes, a queixa do paciente foca apenas em uma estrutura específica do rosto, quando, na verdade, o incômodo vem da falta de proporção entre diversas estruturas que compõe a face. A harmonização facial consiste então em deixar todas estas estruturas harmônicas entre si”, explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Quando é indicada? Segundo o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as três indicações mais comuns para o procedimento são: beautification, antienvelhecimento e rejuvenescimento. “A primeira é ideal para pacientes jovens que ainda não apresentam grandes sinais de envelhecimento, mas querem tornar o rosto mais proporcional e harmônico, visto que essa metodologia visa a modificação de estruturas específicas para ressaltar a beleza do rosto. A técnica de antienvelhecimento, por sua vez, tem como objetivo melhorar os primeiros sinais da idade que surgem na face, atuando em pontos como as olheiras e o sulco nasolabial, sendo então indicada para pacientes que possuem entre 30 e 40 anos e já apresentam algumas rugas e alterações faciais, mas querem manter a aparência jovial por mais tempo”, afirma o médico. “Por fim, a técnica de rejuvenescimento é indicada para pacientes que já apresentam sinais nítidos de envelhecimento, como flacidez de tecidos, lábios murchos e rugas e linhas de expressão mais acentuadas, por promover efeito lifting ao restaurar algumas estruturas que sofreram alterações com o passar dos anos”, completa.

Como é feita a harmonização facial? Antes da harmonização facial propriamente dita, é indispensável a avaliação de um cirurgião plástico para definir a combinação de procedimentos estéticos necessários para que o paciente alcance os resultados ideais. “Um exame clínico adequado deve visualizar a face como um todo, levando em consideração a estrutura óssea, a quantidade e qualidade de tecidos, como gordura, músculos e ligamentos, e a qualidade e aparência da pele, além da proporcionalidade entre os segmentos da face. É uma avaliação global do rosto, tanto em repouso quanto durante os movimentos da musculatura”, diz a Dra Beatriz Lassance. Após todo procedimento de consulta e avaliação, o cirurgião irá definir quais técnicas serão utilizadas. “Na maioria dos casos, a harmonização facial é realizada através da aplicação de preenchedores injetáveis de ácido hialurônico, que têm como objetivo nivelar os sulcos e dar volume às regiões da face, principalmente maçãs do rosto, mandíbula e lábios. Porém, dependendo da queixa do paciente, podemos utilizar outras técnicas, como a toxina botulínica, que contribui para a suavização de linhas de expressão e correção do ângulo das sobrancelhas, e fios de ácido polilático, que são inseridos sob a pele para promover efeito lifting sem a necessidade de cirurgia”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quem pode realizá-la? Hoje, devido à popularidade do procedimento, muitos lugares oferecem harmonizações faciais por preços mais baratos, mas que não são realizadas por profissional devidamente certificados. Mas, como os resultados da harmonização facial estão intimamente conectados à experiência e conhecimento do médico responsável, a recomendação é sempre buscar um cirurgião plástico devidamente credenciado. “Isso por que o procedimento requer grande conhecimento das estruturas faciais, visto que o rosto é uma região de grande vascularização, e destreza no manuseio de agulhas e cânulas por parte do profissional”, alerta o Dr Paolo Rubez. “Apenas o profissional especializado poderá realizar uma avaliação correta do seu rosto, tratando apenas as partes necessária para garantir um resultado natural e um procedimento sem complicações”, completa a Dra Beatriz Lassance.

Os resultados são definitivos? Os procedimentos realizados para a harmonização facial são temporários, perdendo seus efeitos com o passar do tempo, sendo assim necessária uma nova intervenção. “Além disso, vale ressaltar que, como a harmonização facial é feita sem a necessidade de intervenções cirúrgicas, existe um limite para as mudanças que irá promover. Intervenções estruturais, por exemplo, não são possíveis. Logo, caso o paciente deseje ir além, será necessário avaliar as opções cirúrgicas”, afirma o Dr Mário Farinazzo.

Quais as opções para os pacientes que desejam um resultado definitivo? Geralmente, a alternativa definitiva para harmonização facial é a cirurgia de mentoplastia de aumento. “Realizada por meio de implantes ou reposicionamento ósseo, a mentoplastia de aumento amplia o tamanho do queixo, deixando-o mais projetado para frente com o intuito de tornar a face mais harmônica”, diz o Dr Paolo Rubez. Mas, para trazer harmonia à face de maneira definitiva, pode ser necessária a associação da mentoplastia com outras cirurgias, como a rinoplastia, blefaroplastia, lifting facial, otoplastia e lipoaspiração da papada, desde que a posição para realização da técnica e o repouso pós-operatório sejam compatíveis. “Mas a escolha entre harmonização facial e procedimentos cirúrgicos depende diretamente da vontade e segurança que o paciente sente e optar por uma opção não excluirá necessariamente a outra. Não é incomum, por exemplo, pacientes começarem com a harmonização facial antes de decidirem por uma cirurgia plástica. Logo, caso você tenha dúvidas, o ideal é conversar com um cirurgião plástico, que poderá avaliar seu caso de forma específica e te guiar para o melhor caminho”, finaliza o Dr Mário Farinazzo.

FONTES:

DRA. BEATRIZ LASSANCE – Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery)

MÁRIO FARINAZZO – cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rhinoplasty™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Foi coordenador da equipe de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya-SP até junho 2019 e opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br

PAOLO RUBEZ – Cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico é especialista em Cirurgia de Enxaqueca pela Case Western University, com o Dr Bahman Guyuron (em Cleveland – EUA) e em Rinoplastia Estética e Reparadora, pela mesma Universidade e pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP. http://drpaolorubez.com.br/

#SBCP
#UNIFESP
#ISAPS
#BigBrotherBrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*