Frutas secas garantem o lado saudável da ceia de Natal

Nutricionista do Hirota Supermercados dá dicas sobre os benefícios das castanhas, nozes, macadâmia, uvas-passa, damasco e tâmaras.

As frutas secas podem ter teor um pouco menor de nutrientes  do que as frutas in natura, por causa da desidratação, mas ainda sim são ótimas.

As frutas secas podem ter teor menor de nutrientes do que as frutas in natura, por causa da desidratação, mas ainda sim são ótimas.

Além de compor e enfeitar as receitas, as frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas e avelãs dão o toque de saúde na ceia de Natal. “Definitivamente, as frutas secas são alimentos que acrescentam o teor nutricional nesta época”, afirma a nutricionista Adriana Miyuki, da rede de supermercados Hirota. Com vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, as oleaginosas também são consideradas alimentos funcionais por trazerem benefícios e ajudarem a combater doenças.

Mas é preciso não exagerar na dose, por causa das calorias. “Deve-se tomar cuidado com o excesso. Como a fruta é desidratada, o seu açúcar fica mais concentrado, deixando-a mais docinha e muito mais fácil de comer, podendo estimular o consumo exagerado. E, como o nome diz, as oleaginosas são ricas em gorduras”, alerta a nutricionista. Para compor uma alimentação equilibrada, Miyuki orienta o consumo diário de aproximadamente 30 gramas por dia do alimento. “Pode-se fazer um mix de castanhas, nozes e frutas secas e consumir uma porção diariamente, como opção de lanches.”

Veja os principais benefícios

1) As frutas secas podem ter teor um pouco menor de nutrientes  do que as frutas in natura, por causa da desidratação, mas ainda sim são ótimas.

2) Ricas em fibras, ajudam no controle de colesterol e também no peso, pois dão sensação de saciedade.

3) Também são associadas à melhora de doenças crônicas e auxiliam na constipação intestinal, além de serem ótimas opções de lanche e na substituição de alguns doces.

4) As oleaginosas são ricas em gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas melhores que as saturadas em quantidade, e possuem minerais essenciais ao corpo, como o magnésio e selênio. 

5) São associadas a ações antioxidante, auxílio nas doenças cardiovasculares, diabetes e pressão arterial, devido à sua composição. Mas também atenção: como são ricas em gordura, é preciso ficar alerta com o excesso.

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