Estudo: Coronavírus pode causar danos ao coração até em pessoas saudáveis

Pesquisadores identificaram que pacientes com graves complicações de COVID-19 apresentar sequelas no tecido cardíaco.

Segundo a pesquisa, os altos graus de inflamação provocado pelo vírus, causaria também inflamações no sistema cardiovascular.

Um novo estudo realizado por especialistas da Universidade do Texas, e publicado no periódico científico JAMA Cardiology, liga as complicações mais graves causadas pelo COVID-19 à danos ao coração. Segundo a pesquisa, os altos graus de inflamação provocado pelo vírus, causaria também inflamações no sistema cardiovascular.

No estudo, foi realizado uma revisão de todas as informações a respeito de outros coronavírus, que causaram a SARS e a MERS, e indicou que as infecções virais desencadearam síndrome coronariana, arritmia e outros danos cardíacos nos pacientes. E, comparando com os dados com o COVID-19, identificaram alto nível de troponina nos pacientes internados pela doença, que é um marcador que indica lesões cardíacas.

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior, as medidas de prevenção do COVID-19 devem ser redobradas em pacientes que já apresentem doenças cardiovasculares. “Além de estarem mais susceptíveis à infecção do coronavírus, pacientes cardíacos correm um risco maior de sofrerem mais lesões no músculo cardíaco”, conta o cirurgião.

Quando um vírus infecta um organismo, o sistema imunológico responde a fim de combater a ameaça. Este processo natural causa uma inflamação e os vasos se dilatam para aumentar a circulação das células de defesa do organismo.

“Muitas vezes, alguns órgãos podem ser afetados durante este processo. No caso do COVID-19, o processo pode prejudicar os tecidos saudáveis do pulmão, causando a pneumonia. E o mesmo acontece no sistema cardiovascular, lesionando o miocárdio”, explica o especialista.

Prevenção

Neste momento, evitar a exposição ao vírus é essencial para não sobrecarregar o sistema de saúde no Brasil. Com baixa letalidade, o maior problema que enfrentamos a respeito do COVID-19 é uma carência de leitos e respiradores mecânicos as pessoas que possam desenvolver as complicações mais severas.

“É preciso cuidar da saúde geral do organismo. Além de lavar as mãos com frequência e evitar sair de casa, é necessário fazer alimentações saudáveis, beber água, lembrar de tomar sol durante o isolamento social, dormir bem e manter-se calmo”, finaliza o médico.

Dr. Elcio Pires Junior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro – Rede D’or – Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos, cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

#Coronavirus #JAMACardiology #COVID19 #SARS #MERS #HospitaleMaternidadeSinoBrasileiro #RedeDor #HospitalBomClima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*