Especialista traz dicas de como empreender no ramo da hotelaria

Thiago Santin, empreendedor do setor hoteleiro e CEO da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, aponta que o uso da tecnologia é um dos principais fatores para o sucesso do negócio.

O empreendedorismo em hotelaria vem crescendo de forma vertiginosa no Brasil.

Abrir um negócio, seja qual for a área, não costuma ser tarefa fácil e requer bastante planejamento para que funcione no longo prazo. Em paralelo, é preciso realizar um estudo prévio sobre o empreendimento que se deseja administrar, contando também com um investimento para tornar os planos realidade.

O empreendedorismo vem crescendo de forma vertiginosa no Brasil. De acordo com dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada no segundo semestre deste ano, o Brasil figura em sétimo lugar entre os países com mais empreendedores. Reaquecido pelo setor do turismo, o ramo da hotelaria vem chamando a atenção e pode ser uma alternativa para aqueles que querem administrar o próprio negócio.

PARTICULARIDADES

Segundo Thiago Santin, CEO da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, além de todos os requisitos inerentes a abertura de um novo negócio, a ramo da hotelaria tem suas particularidades que devem ser avaliadas com cuidado por quem decide investir no ramo. Entre elas, está entender sobre o local desejado para montar o hotel, se existe viabilidade e também demanda, além de definir se será um empreendimento voltado ao turismo ou ao executivo.

Para Santin, fatores como localização e tamanho do empreendimento podem ditar o sucesso do hotel. “Se você fizer um empreendimento muito grande em um lugar onde não tem demanda, só vai gerar custo, sem lucros. Afinal, a média de tempo de retorno financeiro para um empreendimento hoteleiro é de 36 meses, mas tudo depende do tamanho do investimento realizado”, explica.

Em relação ao planejamento financeiro, Santin explica que o empreendedor deve se preparar de forma adequada para os períodos de baixa temporada, que às vezes podem ser maiores do que o esperado. Se for um hotel de turismo, é preciso fazer um fluxo de caixa, onde vai existir uma época do ano voltada para a realização de manutenções e reformas. O ideal é que o hoteleiro programe o ano “com meses a menos e custos a mais”.

TECNOLOGIA

Somado a isso, estão os recursos reservados para o setor de tecnologia. De acordo com Santin, não existe valor mínimo, sendo um investimento feito de maneira constante. “Hoje, um hotel não funciona sem internet, trata-se de um fator indispensável para a maioria dos hóspedes. Além de toda comodidade gerada para os clientes e gestores, contar com bons serviços tecnológicos possibilita check-in e check-out online, acesso a apps próprios e diversos outros serviços. Os recursos tecnológicos são aliados para desenvolver e modernizar o hotel”, afirma.

Desta forma, as pessoas que querem investir no ramo da hotelaria precisam estar cada vez mais atentas ao mercado hoteleiro e suas constantes transformações, buscando aprender sobre as tendências que surgem a cada ano. Além disso, para ser visto como um empreendedor completo, também é preciso adquirir o mínimo de conhecimento no setor financeiro, tecnológico, gestão de compras, manutenção e governança.

Sendo assim, para iniciar no ramo da hotelaria e ter sucesso, é preciso encontrar um local com demanda e saber administrar as questões relacionadas ao empreendimento. “O setor do turismo está em constante evolução, o que permite entregar um hotel de qualidade, com preço acessível e bom atendimento para os hóspedes. Esses fatores atrelados geram uma ótima experiência e fazem com que as pessoas voltem a se hospedar, o que por sua vez, promoverá o crescimento do negócio”, diz.

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