Especialista em eficiência energética ensina a economizar

Equipamentos como ar-condicionado, ventilador e climatizador são grandes vilões da conta de luz.

Com as temperaturas cada vez mais altas, o consumo de energia elétrica aumenta substancialmente pela utilização de eletrodomésticos em potência máxima como ventilador, climatizador e ar-condicionado, grandes vilões da conta de luz para empresas e residências. Neste ano, o setor energético foi severamente afetado pela pandemia da Covid-19, pelo baixo índice de chuvas e os altos custos do empréstimo bilionário ao setor energético que serão repassados nas contas dos consumidores brasileiros.

Para exemplificar, os ventiladores têm alto consumo em função do fator de uso, que em kwh é praticamente o mesmo do inverno. Já os ares-condicionados são programados para atingir uma temperatura mais baixa e demanda maior esforço do equipamento. Segundo Wagner Cunha Carvalho, especialista em eficiência energética e hídrica, CEO da W-Energy, uma opção inteligente para economizar nos sistemas de climatização é a tecnologia “inverter”, que regulam o fluxo de energia e variam a velocidade do compressor, sem necessariamente desligar o equipamento, permitindo assim a redução do consumo nos momentos em que se faz necessário menos refrigeração. “Esta tecnologia pode gerar até 40% de economia, com a vantagem de ser muito silenciosa. Lembre-se de fechar sempre todas as janelas do ambiente, evitando perdas e programar seu aparelho para desligamento na madrugada, quando a temperatura ambiente é menor, através da função ‘sleep timer’ do seu controle remoto”, explica.

Essa tecnologia já é uma realidade também em geladeiras, micro-ondas e lavadoras de roupas. Nos últimos dois, o funcionamento é diferente. “Na lavadora, a função inverter controla a rotação da máquina, na lavagem e na centrifugação, pela quantidade de carga, ou seja, quantidade de roupas dentro dela. Esse equipamento geralmente não possui polia, correias e escovas no mecanismo interno. Já o micro-ondas mantém o mesmo nível de potência e temperatura interna, e permite utilizar diversas funções ao mesmo tempo, o que reduz o tempo de uso. No modo standby, pode ser até 50% mais econômico. Dessa forma, todos esses aparelhos consomem menos energia, geram menos barulho e se tornam mais eficientes”, confirma o especialista.

Ainda, de acordo com Wagner, não se pode esquecer de outro ponto importante para a economia de energia, que é o tipo de iluminação do ambiente. “Um conjunto de lâmpadas decorativas pode elevar a temperatura do ambiente em até 5 graus. Já a tecnologia LED (Light Emitter Diode), não aquece o ambiente e contribui muito para redução do consumo”. Para finalizar, dicas preciosas para quem viaja nas festas de fim de ano ou nas férias. “Abra a porta da geladeira o menor tempo possível. As famílias que viajarem, devem desligar o maior número possível de aparelhos, pois mesmo na opção de ‘stand-by’ apresentam consumo. Desligar a televisão quando ninguém estiver usando. Juntar o maior número possível de roupas para lavar e passar, diminuindo o número de utilizações”, finaliza Carvalho.

QUEM É WAGNER CUNHA CARVALHO

Especialista em eficiência energética e hídrica, CEO da W-Energy, empresa especializada em soluções para economia de água e energia.

Professor, empresário e palestrante, pesquisou inovações tecnológicas em 15 países e treinou mais de 18 mil pessoas nos últimos 2 anos. Foi reconhecido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), em Manaus (AM), como personalidade Protetora da Natureza, por sua dedicação e envolvimento no fomento a Educação Ambiental e na promoção de ações em Preservação e Defesa do Meio Ambiente.

É membro do Instituto para a valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo (IVEPESP) e participou ativamente do desenvolvimento da sustentabilidade em nosso país.

Site: www.wenergy.com.br

#EconomiaDeEnergia #ConsumoDeEnergiaEletrica #EnergiaEletrica #EficienciaEnergetica #WagnerCunhaCarvalho #WEnergy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*