Eloy Tuffi dá 10 dicas para ser um empreendedor de sucesso

Dica do Eloy: chute para gol, faça!!! Somente fazendo você poderá errar ou acertar.
Dica do Eloy: chute para gol, faça!!! Somente fazendo você poderá errar ou acertar.

Vocês já ouviram falar de Eloy Tuffi? Ele é CEO do Grupo Microcamp – Escolas de Informática, e mais antigo empreendedor do segmento. Sua empresa completa, em 2015, 38 anos de existência, e é conhecida por popularizar os cursos de informática no Brasil.

A vida do empresário nunca foi uma mar de flores, já que para se tornar empreendedor de sucesso teve que aprender na pele: foi dono de uma danceteria e uma banda de rock, mas viu seus investimentos falirem em pouco tempo. Depois disso, decidiu investir no que mais entendia: vendas.

E foi assim que começou a vender “cursos de inglês e informática”, no final dos anos 70. Hoje, possui mais de 150 unidades da Microcamp, espalhadas por todo o Brasil, sendo um case de sucesso.

E é Eloy Tuffi que dá as dicas abaixo, de como ser um empreendedor de sucesso. Confira!

Dez dicas para quem quer montar seu próprio negócio 

Dica Nº 1: Invista no seu talento – Meu talento nunca foi informática nem inglês. Até hoje não falo inglês e entendo muito pouco de informática, mas sempre soube vender. Então meu talento é venda. Foi nisso que investi. 

Dica Nº 2: Não tenha medo de arriscar – No começo muita gente tem medo. Bobagem! Quando não se tem nada, não tem porque temer. Você não tem o que perder. Eu não tinha nada a perder quando comecei e arrisquei. Acredite e comece com atitude! 

Dica Nº 3: Inove sempre e não deixe passar as oportunidades! – Para se manter na liderança, para ser referência, se tornar uma autoridade, é preciso estar antenado, acompanhar as tendências do mercado, perceber as mudanças do perfil de público e suas necessidades, principalmente na área de tecnologia. E sair na frente da concorrência. Porque não basta ser o melhor, tem que ser o mais rápido também. Ainda hoje continuo a investir na plataforma Windows, mas sem perder de vista as novas tendências, a evolução da informática em tecnologia. Por isso estou apostando nos cursos na plataforma Apple e no curso de Desenvolvimento de Games.

Dica Nº 4: Invista no produto – No nosso caso, oferecer o melhor curso, as melhores aulas, a melhor infra-estrutura, o melhor material didático, o melhor atendimento. Tudo isso a um preço competitivo. Assim você consegue vender valor, não preço! 

Dica Nº 5: Ofereça benefícios que façam diferença na vida dos clientes – Nós, por exemplo, estamos oferecendo o Projeto Prepara e Encaminha, que qualifica o aluno para o primeiro emprego através de palestras comportamentais, e um curso de redação para o Enem. É um projeto que está fazendo muito sucesso entre os jovens.  

Dica Nº 6: Invista na sua equipe – Se você quer bons funcionários, dê treinamento, motive-os, valorize-os, pague bem e dê prêmios. Senão você prepara funcionários para a concorrência. Pois a concorrência, além copiar tudo o que você faz, ainda rouba seus talentos. Retenha-os! 

Dica Nº 7: Invista no marketing – Sempre fiz campanhas na mídia (rádio, TV, jornal) e promoções, muitas promoções. Paralelamente também investi no marketing institucional: montei times de basquete com atletas de primeira grandeza como Paula, Hortência e Oscar; patrocinei a Fórmula 3, investi em times de futebol, cheguei a levar o carnaval da Bahia para Campinas. Mas a mídia televisa hoje, está praticamente inviável, principalmente para pequenos e médios empreendedores. Mas temos uma alternativa muito boa, que dá muita visibilidade e retorno a um preço muito viável, que é o marketing digital, a internet.

Dica Nº 8: Vá onde seu público está – Meu público está na internet? Foi para lá que eu fui. Hoje, a classe C representa mais de 80% dos acessos à internet no Brasil e a maioria deles é feita por jovens, público alvo da Microcamp, por isso fiz investimento no mundo digital. Fiquem atentos nisso. O mundo on line é um império a ser desbravado. Hoje, oferecemos até cursos online gratuitos. Ao mesmo tempo que é um benefício que oferecemos, é uma forma de atrair novos alunos para os cursos presenciais. Nosso novo curso de inglês, o I do, por exemplo, metade dele é on line, metade presencial. 

Dica Nº 9: Acredite e invista no telemarketing – O telemarketing é a mola propulsora da Microcamp. E pode ser de qualquer negócio. Nós temos uma equipe de telemarketing que alavanca as vendas, porque é ele que leva às pessoas às escolas. E uma grande porcentagem de visitantes nós convertemos em venda. Treine sua equipe, prepare um bom script ressaltando as qualidades e benefícios de seu produto ou serviço e também com os argumentos para rebater as objeções ao seu produto. É isso que irá vender e não os dados técnicos. 

E, para encerrar, Dica Nº 10:  Ponha em prática aquilo que você acredita – Sonhos não se realizam com projetos, mas com atitudes! Pare de sonhar, de adiar, de esperar dias melhores. Arrisque, ouse, inove, erre, mas faça acontecer. Se você não fizer alguém fará! Resumindo, chute para gol, faça!!! Somente fazendo você poderá errar ou acertar.

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