Drives e sensores industriais versões 4.0 foram tema de workshop em Curitiba e Joinville

Reymaster realizou evento itinerante sobre automação em parceria com a Siemens e a Contrinex.

Em parceria com a Siemens e a Contrinex Brasil, cerca de 150 profissionais de elétrica participaram do workshop promovido pela Reymaster Materiais Elétricos

Cerca de 150 profissionais de elétrica participaram do workshop itinerante sobre Indústria 4.0 promovido pela Reymaster Materiais Elétricos nas cidades de Curitiba e Joinville

Os eventos foram realizados nos dias 11 e 13 de Novembro, em parceria com a Siemens e a Contrinex Brasil, que apresentaram, respectivamente, suas soluções em drives e sensores.

Entre as novidades abordadas estavam os drives Safety da Siemens, com protocolo em Ethernet e que atendem a NR-12. “Esta tecnologia garante a segurança homem X máquina de modo simples e totalmente integrado, controlando automaticamente paradas de emergência, portas com trava de proteção, dispositivos ópticos, etc”, comentou o palestrante Eng. Marcos Monteiro, promotor técnico de automação da Reymaster.

Outros produtos de última geração demonstrados nos eventos foram os sensores com tecnologia IO-Link e que por isso são integrados diretamente ao sistema de controle das indústrias. Paulo César Vidal, especialista técnico da Contrinex, destacou em suas abordagens que para uma completa automação no padrão 4.0 é preciso que a geração de dados, que começa no sensor, já seja integrada ao sistema de controle da fábrica de modo automático, rápido e inteligente. “A tecnologia IO-Link vai ao encontro desta necessidade, e já está disponível no Brasil de modo gratuito através dos sensores da Contrinex”, afirmou.

A Contrinex também apresentou suas cortinas de segurança, as únicas produzidas em solo nacional com possibilidade de conserto em caso de avarias, e também sua última novidade: um sensor fotoelétrico que utiliza luz UV para detectar objetos transparentes, como vidros e plásticos.

A tecnologia chamou a atenção do participante Jean Carlos da Silva, Engenheiro da Eletrolux, de Curitiba. “Nossa fábrica em Curitiba já possui um alto nível de automação. Contudo, este sensor será bem vindo para agilizar o controle e aumentar a qualidade nos processos que envolvem os vidros que compõem nossos eletrodomésticos”, contou.

Para 2020, a Contrinex prevê a construção de mais uma fábrica no país para a produção de sensores fotoelétricos.

#ReymasterMateriaisEletricos #Contrinex #Siemens #Eletrolux #NR12 #IOLink

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*