Dia do Bem Kids oferece serviços gratuitos de saúde e pretende atender 1000 crianças e jovens no Centro da Cidade neste sábado

  • Promovida pela ONG Visão Mundial, a ação ocorre neste sábado, 25 de maio, das 10h às 16h;
    Dia mobiliza profissionais e voluntários e leva à população vulnerável diversos serviços gratuitos;
  • Ação faz parte da Caminhada Pegadas de Ternura, uma ação de mobilização que visa sensibilizar a sociedade com relação à violência contra crianças e adolescentes, propondo a ternura como um modelo de cuidados para a infância; propõe uma sociedade sem violência contra as crianças;
  • Ação Dia do Bem na Escola Estadual João Kopke, em Campos Elíseos, também no Centro de São Paulo, que atendeu mais de 800 pessoas com a ajuda de 200 voluntários. 
  • Ação Dia do Bem na Escola Estadual João Kopke, em Campos Elíseos, também no Centro de São Paulo, que atendeu mais de 800 pessoas com a ajuda de 200 voluntários. 

O evento Dia do Bem Kids, promovido pela ONG Visão Mundial em parceria com a Rede Social do Centro – formada por diversos representantes que atuam na região-, oferece serviços gratuitos de saúde para as crianças e jovens neste sábado (25). A ação ocorrerá das 10h ?às 16h, na Praça Princesa Isabel, 233, no Centro de São Paulo.

A programação ainda é composta serviços gratuitos de orientação jurídica e previdenciária, corte de cabelo gratuito, realização de exames de saúde, vacinação contra gripe e febre amarela, teste rápido de HIV, sífilis e tuberculose, avaliação de pressão arterial, campanha educativa sobre drogas, além de atividades lúdicas para crianças. A ação conta com parceiros da rede pública de atendimento ao cidadão, Cruz Vermelha, Secretaria da Saúde, Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Serviço Especializado de Assistência Social (SEAS), Assistência Social da Prefeitura, faculdade FMU e diversos voluntários da Rede Social do Centro. São 60 voluntários inscritos para ajudar no evento e a expectativa é de receber e beneficiar mais de 1000 crianças, adolescentes e jovens. Em junho de 2018 a ação aconteceu na Escola Estadual João Kopke, em Campos Elíseos, também no Centro de São Paulo, e atendeu mais de 800 pessoas com a ajuda de 200 voluntários.

Com o atendimento voltado ao público infantil, a partir das 10h da manhã terão tendas e carros de serviços de saúde com profissionais da Cruz Vermelha fazendo a triagem de quem chega ao local de atendimento, orientação ou realização de exames. Estarão à disposição para todas as crianças que chegarem com um responsável e documento, 300 vacinas. Grupos de ajuda vão trabalhar a temática de prevenção ao abuso sexual com meninos e meninas, com material informativo e explicativo às famílias presentes. O Projeto Redenção, da Assistência Social da Prefeitura, também participa do evento e irão atender crianças e adultos em situação de rua. Darão suporte às crianças e adolescentes, bem como suas famílias, que eventualmente possam usar drogas. O SEAS, Serviço Especializado de Assistência Social, será responsável por atender em torno do local evento, famílias que estão em situação de rua para encaminhamento à centros de apoio. A escola de cabelereiro Teruya irá realizar corte de cabelo gratuito nas crianças e adolescentes que estiverem presentes. O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), um programa da Secretaria Municipal da Saúde, fará uma oficina sobre o meio ambiente, ensinando às crianças sobre a importância de preservação. A Faculdade FMU estará presente com alguns alunos voluntários de educação física da faculdade, e irá resgatar as brincadeiras de rua com as crianças presentes. Cama elástica, piscina de bolinha, oficina de pipas e pintura em rosto serão outras atividades propostas às crianças.

Às 11h da manhã, os alunos de escolas parceiras da ONG Visão Mundial e pessoas que estejam no evento serão convidados para uma caminhada pelo quarteirão da Rua Helvetia e Barão de Limeira, retornando à Praça Princesa Isabel. Ao longo do trajeto as crianças terão cartazes e pipas. Esse ato faz parte da Caminhada Pegadas de Ternura, uma ação de mobilização social que visa sensibilizar a sociedade em geral com relação à violência contra crianças e adolescentes, propondo a ternura como um modelo de cuidados para a infância. Esse ato percorreu mais de 15 países da América Latina e Caribe, e será finalizado com um coral de crianças cantando a música tema da caminhada, a canção Hallellujah, de Leonardo Cohen.

Para a Visão Mundial, o cuidado baseado na ternura é uma expressão concreta do direito que todas as crianças têm de serem protegidas e tratadas com respeito e dignidade. A iniciativa da #VisãoMundial tem como objetivo promover a ternura como uma proposta de proteção para as crianças e adolescentes.

Serviço:
Dia do Bem Kids
Local: Praça Princesa Isabel, 233 – Centro de São Paulo.
Horário: 10h às 16h

#DiadoBemKids #ONGVisaoMundial #RedeSocialdoCentro #PAVS #CruzVermelha #SEAS #FMU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*