Nos últimos anos, a Economia Criativa cresceu muito acima da média e vem transformando o ciclo de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços. A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que a criatividade e a inovação podem ajudar a dar solução a problemas em áreas como o desenvolvimento econômico, social e sustentável. Mas, engana-se quem pensa que é só isso. Mestre em Economia Criativa e designer de Experiências, Veronica Marques diz que buscar a inovação pode fazer com que o dia a dia de cada um seja mais prazeroso e produtivo. E, como o Dia das Mães está chegando, ela lança um desafio: que tal transformar a data em uma experiência cheia de criatividade?
Para isso, a profissional, que é consultora do Sebrae/RJ há 20 anos, defende que, em datas afetivas como a do próximo 14 de maio, filhos privilegiem dar para suas mães presentes que despertem memórias, que tenham relação com o inusitado, como um álbum de fotos, por exemplo. Ela acrescenta que familiares devem convidar as matriarcas para vivenciarem algo novo e, até mesmo, devem pensar em soluções mais baratas (e que exijam uma entrega maior) para velhos mimos. “Ao invés de comprar uma cesta pronta de café da manhã, prepare um café especial para sua mãe e a leve para comer fora de casa. Vá ao mercado, à padaria, monte e mostre o quanto você se esforçou para agradá-la. Tudo que puder ser personalizado, que desperte alguma memória, é válido.”, aconselha.
A profissional defende que devemos desconstruir conceitos, misturar conhecimentos e áreas e criar narrativas exclusivas, dentre outras coisas. O designer de Experiências é um profissional relativamente novo no mercado de trabalho, que busca solucionar os problemas da forma mais simples e inventiva.
#EconomiaCriativa #VeronicaMarques #DesignerDeExperiencias #SebraeRJ #DiaDasMaes #PresenteDiaDasMaes #MemoriaAfetiva