Codex desenvolve solução digital para governos impulsionarem a Agenda Verde

Aplicativo estimula pessoas e empresas a plantarem mudas nativas de suas regiões, auxiliando o Poder Público também no planejamento e gerenciamento das iniciativas ambientais.

Com a ferramenta, o governo pode estimular e controlar as práticas de pessoas e empresas para arborização urbana.

A Codex, empresa especializada em soluções de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de informação e governança de dados, desenvolveu um aplicativo que auxilia o Poder Público em um planejamento de gestão sustentável eficiente, com monitoramento de ações de reflorestamento, gerenciamento do cultivo de plantas nativas e incentivo à arborização de áreas públicas e privadas. A ferramenta digital é voltada para políticas públicas de governos que buscam impulsionar a Agenda Verde em suas regiões, integrando pessoas físicas e empresas na estratégia ambiental.

“A Codex busca sempre inovar e promover a sustentabilidade. A solução digital une tecnologia e meio ambiente, marca registrada da nossa empresa. Além de auxiliar o Poder Público na implementação de suas políticas ambientais, o aplicativo ajuda a conscientizar e estimular o público a participar do processo de arborização das cidades. De forma simples, todos nós podemos contribuir para um mundo mais verde” afirma Luiz Marchiori, diretor executivo de Meio Ambiente e Governo da Codex.

COMPARTILHAMENTO DE FOTOS

Com a ferramenta, o governo pode estimular e controlar as práticas de pessoas e empresas para arborização urbana, revitalização de áreas comunitárias, ações ambientais coletivas, projetos de pesquisa, reflorestamento até a compensação compulsória. Os usuários têm acesso a orientações sobre quantidade e espécies mais indicadas para plantio de acordo com a finalidade e região e os governos evitam transtornos futuros envolvendo rede elétrica, iluminação pública, rede de saneamento, vias de transporte ou até mesmo a infraestrutura de edificações.

A solução da Codex também conta com um espaço para compartilhamento de fotos e status das mudas plantadas, fomentando uma comunidade cada vez mais consciente e engajada com a preservação do meio ambiente. Os módulos reúnem informações sobre as plantas nativas cultivadas nos viveiros do estado, auxiliando o público na escolha das mudas e também ajudam na identificação de milhares de outras espécies com envio de fotos.

O aplicativo desenvolvido pela empresa já está em operação no Paraná, com todas as aplicações customizadas para as necessidades do estado. Paraná Mais Verde conecta o inventário dos 19 viveiros da região, que cultivam cerca de 100 espécies nativas. A gestão é feita pelo Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que monitora as práticas.

#AgendaVerde #Luiz Marchiori, #Codex #Aplicativo #App

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*