CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega ao Rio de Janeiro

Na sessão do CineSolar, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo, que tem muitas atrações para toda a família.

Fotos: Divulgação/CineSolar

Com patrocínio da Shell Brasil, o projeto exibe curtas infantojuvenis, de 17/11 a 04/12, com entrada gratuita e pipoca; estreia será nas comunidades pesqueiras e quilombolas de Macaé, Búzios, Cabo Frio e Quissamã

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que chega ao estado do Rio de Janeiro com atividades culturais para a população de várias cidades, entre os dias 17 de novembro e 04 de dezembro. Com patrocínio da Shell Brasil e apoio da Unesco, de entidades e prefeituras locais, o circuito será lançado nesta semana nas comunidades pesqueiras e quilombolas de Cabo Frio (17/11), Búzios (18/11), Macaé (19/11) e Quissamã (21 e 22/11). Em todas as sessões, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis – em parceria com a Ciranda de Filmes – que abordam temáticas de recortes ambiental e de colaboração, diversidade e brincar.

Com um total de 15 eventos, as ações continuam no estado do Rio de Janeiro, em São Francisco de Itabapoana (26 e 28/11), São João da Barra (29/11), Rio de Janeiro (03/12) e Arraial do Cabo (04/12), retornando ainda a Búzios (30/11) e Cabo Frio (01/12). O Circuito Shell também acontece no Espírito Santo, com sessões em Vila Velha (23/11), Presidente Kennedy (25/11) e Itapemirim (27/11).

O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O Cinesolar carrega as cadeiras para o público, sistemas de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Para a Shell Brasil “é muito gratificante patrocinar o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável e ter a oportunidade de ver ele chegar nas comunidades quilombolas e de pescadores das iniciativas do Quipea e Mar Atento”. Através de sua estratégia global ‘Powering Progress’, a Shell Brasil tem o compromisso de gerar valor para acionistas e partes interessadas, respeitar a natureza, impulsionar vidas e alcançar emissões líquidas zero. Fazer parte dessa história com o CineSolarzinho reafirma seu objetivo em respeitar os limites planetários.

Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). “As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario.

A 3ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Shell Brasil e apoio da Unesco, da Ciranda de Filmes, da Comunidade Quilombola Botafogo, da Colônia de Pescadores Berço dos Buzianos, da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, da Colônia de Pescadores Z3 de Macaé, das Comunidades Quilombolas Santa Luzia e Machadinha, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Nas sessões de cinema, que têm entrada gratuita e distribuição de pipoca, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis da Ciranda de Filmes, como ‘Disque Quilombola’ e ‘João, o galo desregulado’.

PROGRAMAÇÃO – RIO DE JANEIRO

Comunidade Quilombola Botafogo – Cabo Frio

Sessão de Cinema

Data: quinta-feira (17/11)

Horários: 18h – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

19h – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Campo de Futebol da Sociedade Esportiva Campos Novos – Estrada Trimumum, s/n – Botafogo

Local em caso de chuva: Igreja Pentecostal Fogo Puro – Estrada Trimumum, 80 – Botafogo

Colônia de Pescadores Berço dos Buzianos – Armação dos Búzios

Sessão de Cinema

Data: sexta-feira (18/11)

Horários: 19h – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

20h – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Escola Municipal Nicomedes Theotonio Vieira – Avenida José Bento Ribeiro Dantas, s/n – Manguinhos

Colônia de Pescadores Z3 – Macaé

Sessão Cinema

Data: sábado (19/11)

Horários: 18h – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

19h – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Sambão da Barra – Rua da Quadra Calixto Fernando das Neves, 573 – Barra de Macaé

Quissamã – Comunidade Quilombola Santa Luzia

Sessões de Cinema

Data: segunda-feira (21/11)

Horários: 18h30 – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

19h30 – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Salão Comunitário – Sítio Santa Luzia – Fazenda Machadinha

Quissamã – Comunidade Quilombola Machadinha

Sessões de Cinema

Data: terça-feira (22/11)

Horários: 18h30 – Curtas infantojuvenis – Natureza e meio ambiente

19h30 – Curtas infantojuvenis – Colaboração, comunidade, diversidade e brincar Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Em frente ao Espaço Memorial Machadinha – Complexo Cultural Fazenda Machadinha

Local em caso de chuva: Espaço Memorial Machadinha – Complexo Cultural Fazenda Machadinha

#CineSolarzinho #CinemaEnergiaSolar #Cinema #EnergiaSolar #ShellBrasil #CinemaComunitario #ParaCriancas #Solidariedade #Sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*