6ª edição do Cabíria Festival confirma data do evento presencial em São Paulo: de 18 a 24 de julho

O evento, dedicado à representatividade feminina e diversidade no audiovisual.

O Cabíria Festival anuncia as datas de sua sexta edição: de 18 a 24 de julho, em São Paulo, e online até 28 de julho. O evento, dedicado à representatividade feminina e diversidade no audiovisual, anualmente articula uma programação diversificada entre mostra de filmes, encontros com cineastas, atividades formativas e profissionais como masterclass, estudos de caso e painéis.

Além da programação destinada a todos os públicos, a sexta edição do Cabíria Festival realizará o concorrido Cabíria LAB, seu laboratório de projetos, e fará a premiação do 9º Cabíria Prêmio de Roteiros, iniciativas que integram as ações da Cabíria Rede de Talentos, que reúne cerca de 200 cineastas e articula ações voltadas para a valorização de roteiristas e histórias com autoria e protagonismo feminino na diversidade de sua expressão. Este ano, foram realizadas 291 inscrições para as duas atividades. Os resultados com os roteiros e projetos selecionados para essa edição serão divulgados em junho.

130 ROTEIROS CONTEMPLADOS

O Cabíria Prêmio de Roteiros e o Cabíria LAB já somam 130 roteiros contemplados que, anualmente, avançam em seus estágios de produção e tornam-se obras para diferentes telas como cinema e streaming. Uma das premiações mais relevantes do país, o Prêmio Cabíria se destina a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento. A iniciativa tem o objetivo de conectar histórias originais de autoras estreantes, ou não, ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras. A premiação inclui soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.

Já o Cabíria LAB é um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento. A dinâmica do LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são “longa-metragem de ficção”, “longa-metragem de ficção infantojuvenil” e “série de ficção”.

REDE CABÍRIA DE TALENTOS

Criada inicialmente como um Prêmio de Roteiro dedicado a histórias escritas e protagonizadas por mulheres, ao longo de nove anos, a Rede Cabíria de Talentos já premiou 70 histórias e beneficiou 50 projetos, exibiu obras audiovisuais de mais de 200 realizadoras, além de impulsionar a carreira de dezenas de roteiristas e cineastas.

Nas telas, já é possível ver obras cujos roteiros passaram pela premiação, como “A nuvem rosa”, de Iuli Gerbase, aclamado em sua estreia no Festival de Sundance (2021); “A mesma parte de um homem”, de Ana Johann, vencedora do Prêmio Helena Ignez – destaque feminino pelo Júri Oficial da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2021); “A felicidade das coisas”, de Thais Fujinaga, que teve premiére mundial no Festival de Rotterdam – IFFR (2021) e “Levante”, de Lillah Halla e Maria Helena Morán Atencio, que estreou no Festival de Cannes (2023) e segue carreira em festivais. E ainda outros em fase de desenvolvimento ou de produção como “Sangue do meu sangue”, de Rafaela Camelo, e “Talismã”, de Fernanda Chicolet e Thais Fujinaga; o recém-filmado “Criada”, de Carol Rodrigues, “Novembro”, de Milena Times e “Arroz de Hauçá”, de Camila Ribeiro, ambos em fase de filmagem, e o “Avenida Beira-Mar”, de Maju Paiva e Bernardo Florim, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.

Articuladas como ações transversais, o Cabíria Festival, Prêmio Cabíria, e Cabíria Lab formam os três pilares de sustentação da Rede Cabíria de Talentos que visa mobilizar roteiristas, cineastas e storytellers com o objetivo comum de impulsionar talentos do audiovisual, contribuir para a igualdade de gênero e diversidade na cadeia produtiva, agregando criadores de identidades de gênero diversas e da comunidade LGBTQIAPN+.

SERVIÇO:

Cabíria Festival

Siga nas redes: Instagram cabiria_festival | Facebook

#CabíriaFestival #CabíriaLAB #RepresentatividadeFeminina #DiversidadeNoAudiovisual #Audiovisual #Representatividade #Diversidade #Inclusão #LGBTQIAPN+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*