36ª edição reúne time de profissionais de todo o Brasil e terá estreias internacionais.
A CASACOR São Paulo, principal evento da mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, começa o ano com muitas novidades, se preparando para apresentar de 30 de maio a 06 de agosto, no Conjunto Nacional, sua 36ª edição.
Em 2023, a mostra estará num espaço ampliado e terá mais de 11.000m² de área construída. A CASACOR São Paulo vai ocupar o mezanino e o terraço aberto do prédio, com uma configuração totalmente nova para os visitantes que poderão conhecer ainda mais de perto a arquitetura do icônico edifício.
Para transformar o espaço e apresentar uma mostra surpreendente, a CASACOR convidou um elenco poderoso, que terá o desafio de dar luz ao tema definido pela equipe curadora: “Corpo&Morada”. Os profissionais vão apresentar projetos que façam referência à pele em que habitamos, além daquela do corpo, a da casa e a do planeta.
O elenco
Para comemorar 30 anos de parceria com a CASACOR, a Deca convidou um dos maiores nomes da arquitetura residencial no mundo, o arquiteto Sig Bergamin. Há três décadas, o arquiteto assinou um ambiente para a marca e agora, retorna para celebrar a longeva sinergia em máxima potência.
Já a Portinari, outra empresa do Grupo Dexco, trará para a CASACOR São Paulo um dos mais premiados arquitetos paisagistas do país: Alex Hanazaki, conhecido por seus projetos marcantes nas edições em que participou. Também do grupo Dexco, a Duratex, terá a arquitetura solar da carioca Paola Ribeiro.
A LG convidou o escritório carioca, BC Arquitetos, com sede em São Paulo e projetos em todo o país e em Portugal. O catarinense Marcelo Salum, também estabelecido em São Paulo, vai assinar a Casa Riachuelo. E um dos talentos promissores, revelado pela mostra, o arquiteto Ricardo Abreu foi convidado pela Coral para projetar o ambiente da marca.
O trio paulista, Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipi Troncon, da Suíte Arquitetos, vai projetar o espaço da Cosentino. Outro trio, a Très Arquitetura, foi convidado pela Celmar que estreia na CASACOR São Paulo com ambiente proprietário. Bem como a Líder, que trará o escritório Figueiredo Fischer Arquitetos, para fazer seu espaço.
Banho de Floresta
Botânico e paisagista, Ricardo Cardim, em parceria com a arquiteta Alessandra Caiado Cardim, promete ser uma das grandes atrações da mostra, trazendo seu conceito de Floresta de Bolso para o Conjunto Nacional. O elenco de paisagistas traz ainda os talentosos Clariça Lima, Catê Poli e João Jadão, Ricardo Pessuto, Luciana Bacheschi e Gabriela Pileggi, Luciano Zanardo e a dupla Felipe Stracci e Luciana Pitombo, do Plantar Ideias.
Veteranos
Entre os nomes já consagrados pela CASACOR, a mostra terá a presença sempre aguardada de Guilherme Torres, além de Léo Shehtman e Brunete Fraccaroli.
Presença internacional
Dividindo seu tempo entre Bolívia e Brasil, o arquiteto boliviano Eduardo Baldelomar é um dos convidados da edição, que terá, ainda, a dupla de peruanos Augusta Pastor e Santiago Roose que também vão estrear na CASACOR São Paulo.
Giro Brasil
Cada vez mais, a CASACOR São Paulo recebe profissionais de outros estados brasileiros e nessa edição não poderia ser diferente, com a presença dos baianos Caio Bandeira e Thiago Martins e de Maria Clara Marback, Cristiane Pepe e Ecatherina Brasileiro.
Os mineiros serão representados por José Carlos Navarro, Fernanda Rubatino e Letícia Nannetti e os catarinenses Salvio Júnior e Moacir Junior do Studio CASAdesign, além de Tufi Mousse e Rodolpho Schier. Já trazendo o olhar gaúcho para a mostra, assinam ambientes Juarez Cruz e Luciana Viganó.
Entre os cariocas, marcam presença Adriana Valle e Patricia Carvalho, da Migs Arquitetos, e Bianca da Hora. O arquiteto pernambucano Josemar Costa Junior também terá seu espaço na mostra e a sergipana Gleuse Ferreira completa o time.
Interior e litoral paulista
O interior do Estado de São Paulo também terá forte presença com projetos assinados por Gustavo Martins, Mônica Costa, Cacau Ribeiro, Hellen Pacheco e Quintino Facci, além do trio Silvia Camargo, Caru Cunha e Nana Cunha. Já o litoral paulista será representado por Carla Arigón Felippi.
Pratas da casa
No time de arquitetos que se destacam na mostra desde o início da carreira, a edição traz Luiz Otávio Debeus, Ticiane Lima, Erica Salguero, Mauro Contesini, Tota Penteado e Ricardo Caminada, Flávia Burin e Bruna Moretti, Barbara Dundes, Marcela Penteado, Gabriel de Lucca e Paulo Azevedo. E outros nomes que já passaram com sucesso por CASACOR, como Carlos Navero, Cilene Lupi e Vilaville Arquitetura. Samuel Angelo também repete presença na mostra, agora em parceria com Zeh Henrique Domingues.
Estreias de peso
Entre as estreias, temos a arquiteta e apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro que divide a autoria do projeto com José Carrari Filho e Gabriel Ramires. A arquiteta e ativista social, Ester Carro, da ONG Fazendinhando. Além das arquitetas Audrey Carolini, Thamires Mendes, do Arqtab, que se juntaram a Maycon Fogliene, para projetar um estúdio 100% acessível. Estreiam também Anna Yuri e Jefferson Anthero, a dupla da AD/VP, Andressa Danielli e Vanessa Pasqual, Bruno Moraes, Danielle Vit, Daniel Szego e Fredy Terzian, Felipe e Eloy Fichberg, Felipe de Almeida, Isabella Nalon, Juliana Cascaes, Rafael Zampini, Renan Altera e Rubia Vieira.
A CASACOR São Paulo 2023 tem patrocínio master Deca, patrocínio Coral, parceira de tecnologia LG, patrocínio local Duratex e Casa Riachuelo, carro oficial Peugeot, apoio local Portinari e Savoy, fornecedor oficial The Bar, hotel oficial Radisson Oscar Freire, seguradora oficial Pottencial Seguradora e media partner oficial Veja.
* a lista acima é a relação final dos profissionais confirmados para o elenco de CASACOR SP 2023, em atualização da última divulgação realizada em março.
#CASACORSaoPaulo
#ConjuntoNacional
#Cosentino
#Deca
#Coral
#LG
#Duratex
#CasaRiachuelo