Carro Rei com Matheus Nachtergale será exibido no Festival de Gramado

 

CARRO REI, novo longa de Renata Pinheiro fez sua estreia mundial no Festival de Roterdã.

Combinando fantasia e drama social, CARRO REI, novo longa de Renata Pinheiro (“Amor, Plástico e Barulho”), terá sua primeira sessão no país durante a 49o edição do Festival de Cinema de Gramado, onde será exibido no dia 18 de agosto através do Canal Brasil e Globo Play.

O filme fez sua estreia mundial no Festival de Roterdã, em fevereiro passado, vem participando de diversos festivais ao redor do mundo e colheu diversos elogios. A revista on-line Slant destacou a performance de Nachtergaele, classificando-a como “extraordinária”. Carlos Alberto Mattos, na Carta Maior, disse que “não faltaram coragem e capacidade de invenção a Renata Pinheiro e sua equipe. […] A direção de arte transborda criatividade, o aparato de luz e cores é estimulante, e o som faz um espetáculo à parte com seus hibridismos de voz e ronco de motor.” Já o jornal português Público apontou o filme como “Christine vai a Caruaru e Antonioni ao sertão” – em referência ao clássico romance de terror de Stephen King, e ao famoso cineasta italiano, conhecido pelos seus filmes de temática existencialista.

No início dos anos 2000, o nascimento de uma criança dentro de um carro 0km recém-saído da concessionária, provoca um evento fantástico. O bebê cresce e se torna uma espécie de criança transumana que tem a habilidade de se comunicar com carros. Ele é Uno da Silva (Luciano Pedro Jr). Uno e o carro “crescem” juntos e são melhores amigos, ao lado de Zé Macaco, seu tio, um mecânico de ideias pouco convencionais. Mas um acidente os separa. A criança se torna um jovem ativista ambiental, afastando-se de seu dom único e da tradição familiar. O carro é exilado junto com Zé Macaco num ferro-velho desativado.

Para a diretora, em sua obra, “qualquer coisa pode se transformar em personagem quando entende-se que a linguagem visual tem o mesmo poder de comunicação que o diálogo falado. Portanto, tento economizar palavras porque gosto mais quando a encenação já é o bastante para a construção da narrativa do filme. Em CARRO REI esses objetos inanimados, os carros, que já são presentes nos sonhos e histórias pessoais da maioria dos brasileiros, são trazidos para a vida real. Fazem parte da prole humana. E neste caso até ganham voz.”

Neste longa, Renata Pinheiro volta a trabalhar com o diretor e roteirista Sergio Oliveira, com quem trabalha desde meu primeiro curta (“Superbarroco”), e com quem codirigiu vários filmes; contou também com Fernando Lockett, cinegrafista argentino com quem trabalhou em “Amor, Plástico e Barulho”. No elenco estão o grande ator Matheus Nachtergaele, Jules Elting de “O ornitólogo”, um ator transgênero, não binário, da Alemanha de carreira sólida no teatro e há alguns anos emergente no cinema internacional de arte, além dos atores jovens e talentosos Luciano Pedro Jr e Clara Pinheiro. A distribuição de CARRO REI é da Boulevard Filmes.

Sinopse

Uno tem um dom fantástico: ele consegue se comunicar com carros. Quando uma nova lei proíbe a circulação de carros velhos, e coloca a empresa de táxi do seu pai em perigo, o rapaz busca orientação com seu melhor amigo de infância, um carro de inteligência extraordinária. Junto com seu tio, um mecânico inventivo, eles armam um plano para burlar a lei, transformando carros velhos em “novos”. O carro renasce e seu nome é Carro Rei – um carro que pode falar, pode ouvir, pode até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos.

Veja o teaser trailer:

 

#CanalBrasil
#GloboPlay
#BoulevardFilmes

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*