Campeões mundiais Nora Rónai e Odilon Martins participam de evento em São Paulo

Realizado pelo Hospital Santa Paula, o encontro fez parte da 9ª edição de evento voltado ao Dia Mundial da Saúde.

Nora Rónai, 92
Nora Róna (92) e Odilon Martins (86): exemplos de vida e de longevidade sadia.

Neste sábado, 9, ocorreu no Parque do Povo, na zona sul de São Paulo, a 9ª edição do evento voltado ao Dia Mundial da Saúde. O tema deste ano foi “Você Pode Sim”, que teve o objetivo de alertar as pessoas sobre saúde e envelhecimento saudável.

O evento teve a participação da esportista seis vezes recordista mundial de natação na categoria máster, Nora Rónai, 92, que contou a trajetória dela desde a fuga do nazismo e da ditadura de Mussolini durante a II Guerra Mundial até as primeiras competições nas piscinas. Uma curiosidade, Nora é mãe da jornalista e escritora Cora Rónai.

Nora nada desde criança e, após a morte do marido, o escritor Paulo Rónai, se dedicou totalmente ao esporte. A história dela está registrada no livro “Memórias de Um Lugar Chamado Onde”. Durante a participação no evento, ela falou sobre a importância da atividade física para o envelhecimento saudável.

“Herdei a longevidade e a prática esportiva da minha família, minhas avós morreram com 112 e 113 anos. Eu sempre ia nadar quando me sentia triste, conheci um grupo de nadadores profissionais após a morte do meu marido, o que me ajudou superar a perda”, disse.

Envelhecimento saudável

O encontro entre médicos do Hospital Santa Paula e esportistas contou também com a participação de Odilon Martins, 86, uma lenda do esporte brasileiro que desde 1951 pratica remo. A última conquista de Martins foi a medalha de ouro na categoria máster no mundial que ocorreu na Dinamarca. Seu próximo desafio será daqui um mês, quando irá competir o campeonato sulamericano, na Argentina.

Martins é tão importante para o esporte brasileiro que foi convidado pela campeã mundial Fabiana Beltrame para conduzir a Tocha Olímpica no dia 10 de julho, em Florianópolis. Durante a conversa, ele demonstrou entusiasmo ao falar da influência da atividade física no envelhecimento saudável.

“Graças ao esporte você se mantém ativo, com bom humor. Esporte é para a vida toda, na minha opinião se deve começar a praticar com dez anos e nunca mais parar, dessa forma nós nunca vamos nos sentir velhos, me vejo com um jovem”, afirmou.

Durante o evento que foi aberto ao público também houve exames gratuitos feitos pela equipe de saúde do Hospital Santa Paula. Quem compareceu pôde medir a pressão arterial, glicemia e fazer testes como bioimpedância e espirometria, além de obter a orientação de vários profissionais de saúde.

Houve também quem curtiu o circuito de exercícios elaborado pela personal trainer Cau Saad, que teve o objetivo de trabalhar todas as capacidades físicas do indivíduo como força, equilíbrio, concentração, superação, consciência corporal etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*