Cachaça passa a ser reconhecida pelo México como bebida genuinamente brasileira

Acordo, que foi assinado pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores no México, deve fortalecer exportações da bebida.
Acordo, que foi assinado pelo ministro brasileiro das Relações Exteriores no México, deve fortalecer exportações da bebida.

O Brasil acaba de firmar um acordo com o México para reconhecer a cachaça como bebida genuinamente brasileira e a tequila como produto originalmente mexicano. O acordo foi assinado durante a visita do ministro das Relações Exteriores, José Serra, ao país.

As tratativas estavam em andamento há alguns anos, mas a partir de junho de 2014 o processo recebeu atenção do governo, a partir da renovação de um convênio firmado entre o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) e o Conselho Regulador de Tequila (Crt).

Segundo o IBRAC, as exportações de cachaça não passam de 1% do volume produzido e isto deve estimular o setor a aumentar os investimentos no mercado mexicano. Além disso, o acordo também deve impedir o uso da denominação “cachaça” por produtores de outros países.

Para o presidente daConfraria Paulista da Cachaça, Alexandre Bertin, o governo está buscando alternativas para ajudar a área econômica e as exportações de Cachaça têm muito potencial.
Para o presidente da Confraria Paulista da Cachaça, Alexandre Bertin, o governo está buscando alternativas para ajudar a área econômica e as exportações de Cachaça têm muito potencial.

Em 2015, o México exportou mais de 180 milhões de litros para mais de 120 países, enquanto o Brasil exportou pouco mais de sete milhões de litros do destilado para 61 países. Deste total, apenas 0,54% do total exportado foi para o México, de acordo com o IBRAC.

Para o presidente da Confraria Paulista da Cachaça, Alexandre Bertin, o governo está buscando alternativas para ajudar a área econômica e as exportações de Cachaça têm muito potencial. “É uma atitude acertada. Esse acordo ajudará os produtores a atingirem outros mercados e a gerar resultados positivos para a cadeia como um todo”.    

O empresário Leandro Dias, CEO da Middas Cachaça, estará junto ao grupo de produtores que irão promover a bebida.
O empresário Leandro Dias, CEO da Middas Cachaça, estará junto ao grupo de produtores que irão promover a bebida.

“Te quiero, cachaça!”

O estreitamento do relacionamento com os mexicanos já vem sendo trabalhado pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça). A entidade, juntamente com a Apex Brasil, está organizando a ida de uma comitiva de produtores brasileiros para apresentação da cachaça no Barra México, bar show de destilados premium, mixologia de alto nível e líderes da indústria da América Latina. O evento acontecerá no dia 23 de Agosto, na Cidade do México, no México. Para mais informações, acesse: barramexico.com

O empresário Leandro Dias, CEO da Middas Cachaça, estará junto ao grupo de produtores que irão promover a bebida. “No evento iremos trabalhar fortemente a disseminação da cultura da Cachaça. Já em relação ao acordo, isso pode trazer um aumento significativo nas exportações de Cachaça para o México, pois os mexicanos passarão a enxergar a Cachaça da mesma forma que o Cognac e o Champagne, ou seja, como uma bebida com história, sabor e aromas típicos de um único país, o Brasil”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*