Bares apostam em venda de vouchers durante crise

Ideia é obter fluxo de caixa e manter aquecido o relacionamento com o cliente.

Os Bares estão entre os principais afetados pela crise do novo Coronavírus.

Entre as diferentes naturezas de negócios atingidos diretamente pela crise do novo Coronavírus, os Bares estão entre os principais afetados. A restrição de aglomerações públicas levou os estabelecimentos de todo o país a baixar as portas e a viver uma expectativa diária sobre quanto tempo as empresas serão capazes de sobreviver nessas circunstâncias.

Diante desse cenário, empresários precisam usar a criatividade para reduzir as perdas, equilibrar o caixa, evitar demissões e até mesmo encerrar definitivamente as atividades. Nesse contexto, uma das principais estratégias que vem sendo utilizadas pelos proprietários é a venda de vouchers.

Cesar de Ranieri é proprietário do pub Kia Ora, bar localizado no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Aberta desde 2004, a casa aposta em música ao vivo e tem capacidade para até 500 pessoas. O empreendedor tem uma equipe de 50 funcionários diretos e outros 100 indiretos; é um dos que adotou a estratégia da venda de vouchers para seus clientes. A proposta de César é vender aos seus clientes um voucher de R$ 50, que será convertido em um de R$ 100 de consumação, assim que a casa reabrir. “Nos pareceu interessante realizar a venda dos vouchers para gerarmos uma receita e ao mesmo tempo estimular o nosso cliente, que também está sofrendo com toda essa situação”, relata.

Além de reforçar a ação com voucher, a analista de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Monteiro Viana, destaca que a interação com o cliente é fundamental em um momento como esse. “É comum que os consumidores já sigam seus bares preferidos nas redes sociais. Para manter o consumidor engajado, os bares podem realizar postagens de dicas de elaboração de drinks dentro de casa, harmonização com comidas e até mesmo lives de shows em parceria com artistas locais. Essa é uma nova forma de entretenimento, que manterá o cliente por perto.”, explica a especialista.

O Sebrae dá algumas dicas de como elaborar a venda de vouchers para os clientes diante da crise do Coronavírus.

– Escolha quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada e quais as condições, incluindo a eventual necessidade de cancelamento;

– Defina qual será a vantagem para o cliente na compra antecipada. Exemplos: valor promocional de consumação, brinde personalizado com a marca ou produto/ serviço preferencial;

– Defina quais os meios de pagamentos disponíveis;

– Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos. Transparência é fundamental;

– Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção. Alguns meios de pagamento também já oferecem essa alternativa;

– Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral. Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;

– Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;

– Em todas essas alternativas anteriores, é fundamental que todo o planejamento da venda antecipada seja debatida e definida junto à equipe. O engajamento dos parceiros é fundamental.

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