Além do home office: como transformar a crise em oportunidade

Especialista em Live Marketing aborda a importância da reestruturação do negócio por meio de um reposicionamento de marca.

O ‘Evento em Casa’ é uma das quatro novas frentes de atuação da companhia especializada em Live Marketing.

Segundo informações divulgadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os países levarão anos para conseguirem se recuperarem dos impactos causados pelo Covid-19. Quando se trata do setor econômico, a instituição estima um crescimento global de no máximo 1,5%. Já no Brasil, o governo anunciou recentemente que a previsão financeira passou de 2,1% para 0,2%. Diante desse contexto, as empresas se enxergam diante de uma situação extremamente delicada e incerta.

“Recebemos a orientação de evitar aglomerações a fim de diminuir as chances de contágio pelo vírus – o que fez com que muitos empreendimentos fechassem as portas com o intuito de zelar pela saúde dos colaboradores e clientes. Então, houve um aumento de trabalho home office, só que a mudança organizacional deve ir além dessa mudança”, pontua Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Group. “É preciso uma reestruturação do negócio. É fundamental focar os esforços em preparar o terreno para o os contextos que ainda estão por vir. 2020 tornou-se tempo de significar. Ao criar novos significados para o negócio, é possível atravessar a crise e ajudar as empresas a manterem a qualidade do diálogo com seu público, apesar da distância”, completa Schimenes.

A partir de um mindset de ressignificação, a CEO liderou um reposicionamento de marca que migra da oferta de ferramentas de comunicação para uma gestão completa de experiência de marca, idealizado com base nos pilares da empatia, sustentabilidade, responsabilidade social e co-criação. Na prática, o ‘Evento em Casa’ é uma das quatro novas frentes de atuação da companhia especializada em Live Marketing. O movimento que proporciona experiências nas casas dos clientes por meio da entrega de kits é uma alternativa dinâmica para fortalecer os laços entre marca e público-alvo.

“Vimos um caminho de unir os objetivos estratégicos dos clientes com as dores do público-alvo deles, que além de receberem os conteúdos também são convidados a interagir e compartilhar as experiências proporcionadas em suas redes sociais enquanto acompanhamos os desdobramentos da ação com uma régua de comunicação”, explica Mônica. Outra iniciativa adicionada ao portfólio da MCM é a ‘Apaixonados pela Marca’, na qual a consultoria auxilia os clientes a identificarem e a desenvolverem potenciais vozes dentro da própria empresa a fim de que essas pessoas disseminem mensagem sobre a marca. A solução é totalmente personalizada e pode envolver diversos canais de comunicação.

Já a proposta do ‘Uma Mão Lava a Outra’ é fazer com que os colaboradores e público-alvo da empresa adquiram e troquem conhecimentos diversos com a marca e entre si a partir de uma interação sem hierarquias. Aqui, os usuários se cadastram em uma plataforma online a fim de consumir desde treinamentos técnicos a conhecimentos gerais direcionados. “Trata-se de um jogo onde todo mundo sai ganhando, porque o consumo das informações viram moedas fictícias que podem por produtos ou revertidos para ações de impacto social. “Isso ajuda muito as empresas a estarem próximas de seus colaboradores, acelerando o processo de conhecimento, fortalecendo e gerando novos relacionamentos corporativos, assim como no treinamento de novos produtos e serviços”, ressalta Mônica.

Por fim, o ‘Digisocial’ também contempla o novo portfólio da MCM. Nesse projeto, a marca passa a fazer parte de uma plataforma digital voltada para permitir que grandes empresas gerem impacto na economia local. Além de apoiar micro e pequenos empreendedores, ajudando-os a exibir melhor seus produtos e serviços e disseminar a oferta, é possível programar diferentes formas de visualizações, permitindo enxergar quais negócios comercializam ou utilizam os produtos e serviços das marcas patrocinadoras. Com uma programação especial de anúncios, as marcas são valorizadas nos universos locais desses pequenos empreendedores por meio de geolocalização.

“A ideia é continuar lançando soluções que ajudem as marcas a estarem ainda próximas das pessoas. Isolamento social não precisa significar distância”, completa a empresária.

Para mais detalhes sobre os serviços da MCM Brand Group, basta acessar: http://www.mcmbrandexperience.com/.

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