A partir de hoje, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão estão isentos de visto para visitar o Brasil Olímpico

Medida unilateral vigente até setembro pode gerar aumento de até 20% no fluxo entre os destinos, afirma Organização Mundial do Turismo.

Torcedores brasileiros e australianos durante a Copa do Mundo de 2014.
Torcedores brasileiros e australianos durante a Copa do Mundo de 2014.

Está dada a largada para que turistas de mercados com forte tradição olímpica visitem o Brasil antes, durante e logo após a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016. Hoje (1º de junho) se inicia o período de isenção unilateral de vistos para turistas australianos, canadenses, americanos e japoneses. A decisão deve trazer uma média de 75 mil turistas das nacionalidades contempladas a mais do que o previsto inicialmente para o período dos Jogos (entre 300 mil e 500 mil pessoas), injetando US$ 1,7 bilhão na economia brasileira, segundo projeção da Organização Mundial do Turismo (OMT). 

De acordo com a Portaria Conjunta nº 216, publicada em dezembro de 2015, cidadãos desses quatro países tem garantida, até 18 de setembro, estadia limitada a 90 dias a contar da data de primeira entrada em território nacional. A isenção é direcionada a estrangeiros que venham para o Brasil exclusivamente para fins de turismo. O visitante não precisará comprovar que possui ingressos para assistir a qualquer evento das modalidades desportivas dos Jogos. 

Entre as diversas ações da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no exterior que reforçam o convite aos estrangeiros para acompanhar a Rio 2016 e desfrutarem os cartões postais do Rio de Janeiro e de outras cidades brasileiras, destacam-se a participação em feiras internacionais, capacitação para agentes de viagens, estratégias digitais, revista de bordo com companhias aéreas, mídia em aeroportos, além do lançamento do novo portal Visit Brasil. 

“A Embratur tem feito uma forte divulgação da medida em parceria com o Ministério das Relações Exteriores nesses quatro países. Apostamos em retornos consistentes”, afirma José Antônio Parente, presidente substituto da entidade. Segundo ele, no Japão, por exemplo, a repercussão recente gerada pela imprensa local – após presença da equipe técnica da Embratur em Tóquio – gerou uma venda recorde de ingressos para os Jogos Olímpicos. “As principais agências de viagem do Japão já divulgaram a quase totalidade da venda de seus pacotes turísticos”, destaca Parente. 

Mais de 53 mil ingressos vendidos para a Austrália

Até abril, o Comitê Organizador Rio 2016 registrou que a Austrália ocupa a 5ª posição no ranking dos que garantiram maior volume de entradas para a primeira Olimpíada da história da América do Sul. Mais de 53 mil ingressos já foram comprados por turistas australianos. 

De acordo com o coordenador da Diretoria de Inteligência e Promoção Turística da Embratur, Bruno Reis, a Austrália aumenta, consideravelmente, o seu emissivo de turistas durante o período de grandes eventos internacionais. “No ano da Copa do Mundo, quando 67 mil australianos estiveram no Brasil, houve um aumento de 33% em relação ao período anterior”, enfatizou Bruno, que participou, recentemente, da maior feira do segmento turístico em Sydney e Melbourne, a Latin America Travel Week, para divulgar a isenção de visto junto ao trade australiano especializado em América Latina. 

Capacitação para 90 operadores norte-americanos

Na cidade de Los Angeles, a Embratur promoveu o Seminário Brasil, capacitando 90 profissionais do turismo. Os agentes de viagens receberam, no mês de fevereiro, informações sobre a dispensa de vistos aos cidadãos americanos durante os Jogos Olímpicos e os principais destinos do Brasil para o mercado, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Manaus, Salvador e Pantanal. Os Estados Unidos são o 2º maior emissor de turistas ao Brasil: em 2015, 575.796 mil turistas americanos visitaram o País. 

Trade canadense conhece preparação para os Jogos

A Embratur também trouxe, no início de maio, 11 membros do trade canadense para conhecer de perto os preparativos da Rio 2016. Os agentes das principais operadoras de viagens do Canadá tiveram a oportunidade de participar de uma Famtour (programa de aprimoramento profissional) e de uma reunião do Comitê Descubra Brasil, ambos realizados no Rio de Janeiro. Seis dos participantes ainda estiveram presentes no Destination Brazil, em Porto de Galinhas (PE), evento que teve como foco fomentar negócios no Nordeste, além de disseminar os atrativos dos estados da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*