Sucesso total na realização do 6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas

Programação foi recheada de apresentações culturais e muita comida mineira.
Programação foi recheada de apresentações culturais e muita comida mineira.

Nessa época de frio, a comida mineira é um prato cheio para os amantes da cidade de Carrancas, no sul de Minas, e do seu aconchego. Pensando em fomentar a economia no turismo de baixa temporada, a Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo (Acetur) criou em 2010 o Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas, que neste ano completou seus seis anos de muito sabor.

A realização do 6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas aconteceu entre os dias 21 a 24 de julho, no coração da cidade. Nesse período, a Praça Manoel Moreira se transformou em uma caldeira de sabores com os pratos típicos da cidade e muitos outros, apresentados por dois chefs, e cozinheiras da cidade.

Com entrada franca na Praça, a expectativa inicial de que mais de 6.000 pessoas marcassem presença o evento foi amplamente superada, mostrando que o Festival já tem seu lugar garantido no calendário municipal. Cerca de 6,5 mil visitantes passaram pelas tendas e pelo recinto, estruturado em áreas distintas como: pavilhão gourmet, pavilhão festival, área kid’s e palco & lounge.

Este ano, o evento apresentou muitas novidades, como as cozinheiras locais fazendo pratos ao vivo para a plateia, além de dois chefs, especialmente convidados. E, após seis anos buscando e, efetivamente, fomentando o turismo de inverno na cidade o Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas lançou nesta sua sexta edição sua própria moeda, o “Carrancudo”. “O intuito de criar esse substituto das tradicionais fichas de caixa foi garantir a higiene e facilitar o acesso às tendas do evento, além de trabalharmos a identidade cultural da cidade”, explica Claudinei Palma Sotta, presidente da Acetur.

Os chefs Bruno e Patorroco deram um brilho especial à parte 
Os chefs Bruno (em cima) e Patorroco deram um brilho e, é claro, um sabor especial à parte gastronômica do evento.

Pavilhão Goumert

A primeira noite da sexta edição do Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas foi um sucesso. Mais de 1,3 mil pessoas passaram pelo Pavilhão Goumert do Festival, movimentando as tendas dos expositores do evento. 

A abertura oficial foi realizada por Claudinei, da Acetur, que mostrou-se muito satisfeito com o público presente. “Esse ano sentimos mais presença das pessoas no primeiro dia do evento, e a nossa expectativa é que a quantidade de visitantes seja superado durante o decorrer do evento”, registrou. 

Na sequência, a Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo apresentou o seu vasto repertório, com boleros, dobrados e MPB antes e depois do discurso de abertura de Claudinei. Logo em seguida, a banda Baby Liss agitou o público por mais de duas horas de apresentação, com repertório eclético, do sertanejo ao rock internacional.  

Já de saída, as tendas gastronômicas do Pavilhão Goumert foram muito bem recebidas pelos visitantes. Feijão Tropeiro e Mexicano, massas, comida vegetariana, cachaça, um bom vinho e um delicioso chopp estiveram no cardápio do Pavilhão, o que garantiu ao consumidor a possibilidade escolher entre os mais variados tipos de pratos oferecidos pelos expositores.

sss
O chef Patorroco apresentou sua tradicional Paella Mineira, também chamada de Arroz de Jipeiro.

Bendito Vinho

Para criar uma atmosfera mais do que propícia para os amantes de um bom vinho e da culinária mineira no frio gostoso da Serra de Carrancas, a Acetur firmou parceria com a empresa Bendito Vinho, que trabalha no ramo da bebida há mais de uma década. Por meio dela, foram disponibilizados alguns rótulos da bebida para o Workshop Vinhos do Mundo, ministrado pelo enólogo Frederico Rezende Teixeira, e também para degustação durante o evento. Os vinhos selecionados foram das marcas chilenas Promesa Carménère e Alma de Chile Cabernet Sauvignon, bem como a portuguesa Vale dos Amantes e a argentina Viña Mayor.  

“Esses rótulos são de extrema plasticidade, ou seja, amoldam-se a gostos variados, portanto ideias para degustação tanto para quem está iniciando no mundo do vinho, como para quem já possui algum conhecimento a respeito do assunto”, detalha Fernando Brengel, sócio do Bendito Vinho. Os produtos também puderam ser adquiridos na tenda da Acetur em forma de garrafa ou em taça. Como cortesia, o cliente que pedia o vinho, ganhava uma porção aperitivo com queijos sortidos da empresa da Casa dos Queijos, latícinios localizado em Carrancas.

E na tenda da Acetur, ainda foi possível comprar produtos da empresa patrocinadora do Festival, a La Violetera. O azeite e as azeitonas, e outros produtos da marca, também

zzz
A programação musical do Festival foi bastante variada, e trouxe muita alegria e diversão ao público.

Sexta foi dia de rock 

Já a segunda noite do 6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas teve início com a abertura da série de Workshops Cozinha Experimental. O primeiro chef a se apresentar foi Bruno Agostini Alves, formado em Gastronomia pela Faculdade Estácio BH e com experiências internacionais.  

Para Bruno, o evento tem ganhando grandes proporções, tanto em estrutura quanto em organização. Sobre o curso que ofereceu, o chef conta que o tema escolhido é bem delicado, mas que a plateia se interessou muito. “Foi bem interessante pode falar sobre a conservação de alimentos à vácuo. O público participou bastante, com perguntas, tornando o curso bem dinâmico”, disse o chef.  

A técnica é muito utilizada em restaurantes, mas pode ser usada em casa também, prolongando a vida útil dos alimentos. A selagem a vácuo permite que o produto seja conservado por mais tempo, além do cozimento com o “termocirculador” – que é uma máquina que faz com que a água circule em torno do alimento e cozinhando-o – proporciona um sabor mais próximo do real, eliminando gostos indesejáveis, como a oxidação dos alimentos. 

Após o workshop, a banda lavrense Los Trajanos contagiou a plateia nesta noite com um repertório impecável, composto por músicas nacionais e internacionais do Rock e do Pop Rock. Foram duas horas de show, além de muita gastronomia. As tendas do Pavilhão Gourmet estavam cheias, deliciando o público.  Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram presentes na segunda noite do evento.

A cozinheira local Dulcineia Aparecida Ribeiro fez um prato extra para os visitantes no início da tarde do sábado, 23, e um outro no fim do dia.
A cozinheira Dulcineia Aparecida Ribeiro fez um prato extra para os visitantes no início da tarde do sábado e outro no fim do dia.

Cozinha local

Já em seu terceiro dia de atividades, o evento conquistou o público com três apresentações gastronômicas, uma delas especial. A cozinheira local Dulcineia Aparecida Ribeiro fez um prato extra para os visitantes no início da tarde do sábado, e um outro no fim do dia. Frango caipira ao molho pardo e o Filó da Dú – Fígado com jiló e angu –  foram as iguarias apresentadas pela Cheff, que contou o seu segredo para quem estava na plateia: “O segredo é cozinhar com amor e carinho, além do tempero que a gente sempre usa na cozinha. Fiquei muito feliz de participar do Festival”. 

Ainda durante a noite, o chef Marcos Matta Machado, conhecido como Patorroco, apresentou sua tradicional Paella Mineira, também chamada de Arroz de Jipeiro. Cerca de 100 pessoas puderam degustar o prato preparado por ele, que se mostrou muito satisfeito em relação à participação e presença do público. “O Festival teve uma grande evolução”, fez questão de assinalar.

Além dos workshops, foi oferecido um curso de vinhos, com vagas limitadas, ministrado pelo enófilo Frederico Rezende Teixeira. O tema escolhido para a palestra desvendou  os sabores da bebida em cada país. Foram quatro horas de muito transferência de conhecimento às 25 pessoas inscritas no curso.  

A noite de sábado contou, ainda, com a apresentação do grupo Viola Inviolada, que trouxe para o público uma compilação da música brasileira de raiz. O grupo, formado em 2011, busca resgatar as tradições da música de viola no Brasil. Em suas composições, os músicos buscam inovações, trazendo a viola para o palco. 

De acordo com o vocal e violonista, Rogério de Castro, o que mais encantou o grupo foi a presença da plateia na apresentação. “É muito gratificante ver as pessoas cantando junto com a gente, isso faz o show ser único, e nos motiva”, conta. 

Logo após o show do grupo Viola Inviolada, o palco foi entregue para a Banda Beatles Memories Band que relembrou os sucessos da banda britânica a quem fazem tributo. Foram duas horas de muito Rock’n holl animando o público e espantando o frio de 9°C que fazia. Cerca de 2 mil pessoas estavam presentes na noite desse sábado, número que superou as expectativas para o dia.

ss
Claudinei, presidente da Acetur, à esquerda, comemorando o sucesso total de mais este evento em Carrancas.

Pesquisa de opinião

Durante a realização do 6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas, a equipe do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes também esteve presente ao evento, aplicando uma pesquisa de opinião para melhoras no Festival e em sua estrutura. Essa foi a terceira vez que o circuito que ela trabalhou colaborativamente em prol do desenvolvimento sustentável do turismo na cidade.

Criado em 2000, o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes é uma associação de cidades que tem como objetivo unir municípios com afinidades culturais, sociais e econômicas, criando uma identidade regional. Atualmente, cerca de 20 cidades fazem parte do circuito, que é o único serviço de divulgação turística da região em que atua. Para conhecer mais sobre a Trilha acesse: tonatrilha.tur.br

E, além da pesquisa, o roteiro gastronômico também foi avaliado pelos visitantes. Ambas as ações buscaram o aperfeiçoamento dos estabelecimentos, a fim de que o Festival se torne cada vez mais referência em termos de turismo gastronômico na região.

aaa
Satisfação dos expositores, encontros felizes, pesquisa, vinhos, o “Carrancudo” e comemoração dos empreendedores locais, com Indhira, de vestido amarelo: agora está todo mundo torcendo para a realização do próximo festival, no ano que vem.

Movimentando a economia

Em época de crise, qualquer boa ideia para alavancar a economia local é importante. Estrategicamente realizado nas férias de julho, o Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas atrai visitantes para Carrancas, impulsionando a economia e oferecendo mais uma opção de turismo diferenciado.

De acordo com a empresária Indhira Leite, a partir dos meses de abril e maio, o movimento das pousadas começa a cair, voltando somente no fim de julho. “Quando as férias chegam, principalmente na segunda quinzena do mês, o movimento volta a crescer na cidade, principalmente por conta do festival”.

Indhira conta que mesmo sendo em época de férias, o movimento na cidade e em sua pousada era baixo antes do festival ser realizado. Depois da criação do evento, segundo ela, a procura aumentou consideravelmente. “A demanda de procura deste ano está melhor do que 2015, além do crescimento de 25% nos meses de maio e junho. Mesmo com a crise que o pais enfrenta, o fluxo de hospedagem está consideravelmente bom”, destaca.

Por tudo isso, a organização do 6º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas acredita que atingiu os objetivos do evento nesses quatro dias. O carranquense passou a considerar que o festival é uma das melhores festas da cidade. “Nós conquistamos o nosso objetivo trazendo cultura por meio das atividades desenvolvidas durante todos os dias de Festival”, afirma, muito animado, Claudinei Palma Sotta, presidente da Acetur. Para ele, esta foi mais uma prova de que a cidade tem potencial turístico para além das cachoeiras, motivo pelo qual é sempre lembrada. “Queremos, mais e mais, apresentar ao turista a cultura e a culinária de Carrancas, que é muito forte por aqui”, finaliza ele, com um grande sorriso.

Com Reportagem/Assessoria de Imprensa de Andreza de Cácia | Fotos: Anete Fernandes | Acetur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*