Avança o processo de atualização tecnológica da Itaipu

Abertura da etapa de pré-qualificação das empresas e consórcios interessados em participar do trabalho marca nova etapa do processo.

A Itaipu Binacional obteve, dia 24/10, mais um importante avanço no processo de atualização tecnológica da hidrelétrica, com a abertura da etapa de pré-qualificação das empresas e consórcios interessados em participar do trabalho.

A pré-qualificação consiste de apresentação de documentações que comprovem a habilitação técnica, fiscal, jurídica e financeira das empresas. Somente as habilitadas em cada lote poderão seguir para a próxima fase.

No total, 140 empresas adquiriram o caderno de bases e condições – 100 brasileiras e 40 paraguaias. Destas, 21 efetivamente se apresentaram, de forma isolada ou em consórcio, e entregaram a documentação para a habilitação.

Agora, a documentação será submetida à análise de uma comissão binacional específica, que definirá as empresas habilitadas até o dia 14 de dezembro, data da última reunião do Conselho de Administração da Itaipu em 2018.

As empresas pré-qualificadas apresentarão as propostas comerciais sob as regras do edital da segunda fase, a de execução, que deve ser publicado entre fevereiro e março de 2019.

O processo de licitação foi dividido em três lotes: o de número um, voltado às empresas e consórcios estabelecidos no Brasil, e os de números dois e três, para os estabelecidos no Paraguai. As vencedoras de cada lote irão formar um consórcio sob liderança do vencedor do lote um. O contrato será assinado com o consórcio das empresas vencedoras.

O investimento estimado é de US$ 660 milhões para todo o processo, que deve ser concluído em aproximadamente 14 anos. “Entendemos que a concorrência da fase dois, a de execução, permitirá que as empresas apresentem propostas com valores inferiores ao limite estabelecido, o que é normal em uma competição desta natureza”, afirma o superintendente adjunto de Engenharia da Itaipu, Jorge Habib.

#ItaipuBinacional #JorgeHabib

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*