14 mil pessoas beneficiadas em ação social em Guarulhos

Com 14 mil atendimentos e 300 óculos confeccionados na hora, Islam Solidário leva saúde, beleza, lazer e cultura de maneira gratuita a moradores de Guarulhos.

Promovido domingo, 10, na Vila União, o evento superou as expectativas da entidade organizadora, a FAMBRAS.

Cerca de 14 mil pessoas foram atendidas no último domingo, dia 10, na Vila União, Guarulhos, em ação social realizada pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, em parceria com o Consulado dos Emirados Árabes Unidos e a entidade Mohammad bin Rashid Al Maktoum Global Iniciative, com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, a União Nacional Islâmica (UNI) e o Colégio 24 de Março.

Realizado na Sede de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região, o Islam Solidário levou atendimentos nas áreas da Saúde, Estética, Social e atividades de lazer e cultura a adultos e crianças, gratuitamente. “Foi um evento grandioso. Contamos com 400 voluntários, numa ação harmoniosa, que beneficiou uma grande comunidade”, comemora Ali El Zoghbi, vice-presidente da FAMBRAS.

A realização do evento teve o apoio da Prefeitura de Guarulhos e do Consulado dos Emirados Árabes Unidos.

Os números deste evento surpreendem:

Tipo de atendimento

Pessoas atendidas

Hipertensão arterial (aferição da pressão e orientações especializadas)

2.000

Diabetes (exame com resultado na hora)

2.000

Colesterol (exame com resultado na hora)

1.000

Hepatite C (exame com resultado na hora)

500

Câncer de Mama (orientações para detecção)

280

Nutrição (consulta com nutricionista)

530

Estética (limpeza de pele ou massagem)

800

Odontologia (orientações sobre saúde bucal)

1.200

Corte de cabelo

400

Oftalmologia (teste visual, com exames)

800

Confecção de óculos, que foram entregues na hora

300

Distribuição de livros

1.300 livros

Área de lazer (brinquedos infláveis, como tobogã)

3.000 crianças

Distribuição de pipoca e algodão doce

Todos os atendidos puderam ser servidos, sem limite de consumo

Distribuição de água mineral

1.000 garrafas

Além dos exames médicos, foram ralizados atendimentos estéticos e atividades de lazer e cultura, oferecidos também pela Prefeitura.

Ações de cidadania

Além dos exames médicos, atendimentos estéticos e atividades de lazer e cultura, a população pôde desfrutar de atendimentos exclusivos oferecidos pela Prefeitura, como a orientação jurídica, por exemplo, a emissão de carteira de trabalho; orientação habitacional; informações sobre água e esgoto e uma diversidade outros serviços. Houve também atendimentos oferecidos pelo Governo Estadual, como o Poupatempo, com cerca de 2 mil pessoas atendidas. Para alegrar ainda mais o evento, houve apresentação de capoeira e criação de grafites, além de uma emocionante participação e apresentação do grupo indígena da aldeia Guarani Tenondé Porã.

Prestigiando o evento, esteve presente o Cônsul Geral dos Emirados Árabes Unidos, Sua Excelência Sr. Ibrahim Salem Al Alawi, além do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa. “A comunidade muçulmana tem muito orgulho de promover ações sociais como esta – se Deus quiser, teremos outras três ao longo deste ano. Presenciar a participação de pessoas de todas as religiões, trabalhando lado a lado, sem discriminação, é algo realmente maravilhoso”, diz o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Este não é um evento em que pregamos nossa religião, mas, sim, um momento em que primamos pela realização de ações de cidadania, cultura e lazer. O Islam é uma religião de paz e compaixão pelo próximo e é isso o que vamos mostrar e realizar agora em Guarulhos”, finaliza.

A FAMBRAS e FAMBRAS Halal

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

HASHTAGS: #FAMBRAS #IslamSolidario #MohammadbinRashidAlMaktoumGlobalIniciative #PrefeituradeGuarulhos #UNI #ConsuladodosEmiradosArabesUnidos #SindicatodosMetalurgicosdeGuarulhos #Colegio24deMarco #acaosolidaria #acaosocial #cidadania #Guarulhos

Deixe um comentário

*